fbpx

Uma Vida de Fé e Missão: A História de Maria Luiza Toledo Dutton

Maria Luiza Toledo era uma jovem professora de Português nascida no interior do Estado de São Paulo. Tinha uma carreira promissora, considerando sua origem. Foi contratada por algumas famílias americanas para dar aulas de Português, e por quase um ano, tudo correu dentro do normal.

Um ano após a chegada daquelas 13 famílias, em 1962, um jovem solteiro chamado Garner chegou. Um dos missionários contou mais tarde que as famílias não foram muito favoráveis à vinda de um jovem solteiro para o trabalho tão importante que estavam prestes a desempenhar no Brasil, e, de certo modo, estavam certos e ao mesmo tempo tão errados.

Elis Long relatou que chegaram a escrever para o jovem Garner desencorajando sua vinda para o Brasil por ser um jovem solteiro. Ele respondeu educadamente, agradeceu o conselho e disse:

– Eu vou mesmo assim…

Quando Garner chegou, naturalmente começou a ter aulas com a jovem professora Maria. Logo, ele se encantou por sua inteligência, beleza ou por ambas as características juntas em uma única moça. Os anos 60 estavam ainda no começo em um país tropical como o Brasil, e a carreira daquela bela moça havia começado recentemente, mas ela correspondeu aos interesses de Garner Allen Dutton, e isso mudaria sua vida, sua eternidade e de muitas pessoas. A equipe temia perder sua professora de Português, mas o que estavam para ganhar, não tinham ideia.

Quando Allen Dutton começou a namorar Maria, aconselharam-no a não prosseguir, pois ela era católica e professora de Português da equipe, enquanto ele era um missionário da igreja de Cristo. Ele disse: 

– Agradeço o conselho, mas vou  continuar namorando…

Um dia, Maria aceitou a mensagem do evangelho e foi batizada. Conta-se que seu pai a retirou do testamento por causa dessa decisão.

Dona Maria relatou em uma entrevista que ela e Allen começaram a sair juntos, ao ponto de brincarem que ela era tão ciumenta que não o deixava sozinho. Decidiram se casar, e ela estaria na vida de Allen Dutton aqui na terra até o final e além.

No meio dessa história, novamente contrariando a equipe, foram para Porto Alegre e, Allen agradeceu o conselho e foi mesmo assim.

Por causa dessa decisão, Allen e Maria estabeleceram a igreja que subsiste até hoje no Rio Grande do Sul. Plantar igrejas era a vida deles. Além da igreja em São Paulo e Porto Alegre, também plantaram várias outras congregações no interior de São Paulo, como em Jundiaí e Itu, além de influenciar muitos eventos, como o CRE, Congresso do Nordeste e estudos intensivos em várias viagens. Allen Dutton foi um dos membros fundadores da Escola da Bíblia, segundo o Gospel Advocate, ideia que se espalhou entre as igrejas de Cristo no Brasil. Autor de vários livros que também contribuíram para a edificação de centenas ou milhares de vidas pelo país.

Um dia, Allen foi até o irmão Elis pedir sua opinião. Maria tinha herdado um terreno dos pais em Cabreúva, e eles queriam saber o que fazer com aquele terreno. Antes do fim da vida dos pais da Maria, Allen Dutton era o genro preferido deles e um grande testemunho para sua família. O pai dela colocou o nome dela novamente no testamento. Elis Long disse para o Allen Dutton:

– Olha, eu vou te dar a minha opinião, mas façam o que decidirem e tudo dará certo.

E por causa das decisões Do Allen e Maria, muitas pessoas são abençoadas até hoje. Aquele terreno, ainda hoje, serve de lar para crianças em situação de risco em Cabreúva. Tudo deu realmente muito certo.

Maria ficou viúva em 19 de outubro de 2001 e disse ter ficado completamente derreada. Allen e Maria eram muito unidos, e a doença dele impediu a continuidade do trabalho e missão da vida deles.

Dona Maria tinha fé de que as mulheres tinham uma missão importante na vida e para a igreja. Ela disse:

– Nós todas temos uma missão, mas se não soubermos qual missão temos, não saberemos como agir. Devemos estudar para agir na hora necessária.

Maria trabalhou em várias obras literárias, e um dos últimos de seus trabalhos nesta área foi a tradução do livro “Pá e Músculos”. Dona Maria sabia como agir e era professora de fé na prática e da Bíblia em casa e na igreja. No alto de seus mais de 80 anos, ainda frequentava cursos ministrados em Campinas na congregação onde seu filho Allen Dutton Jr. era evangelista. É como diz a frase: “A mão que balança o berço, domina o mundo”. Dona Maria realmente sabia que tinha uma missão e sabia como agir.

Em Janeiro de 2024, aos 93 anos de idade, dona Maria foi internada por duas semanas em São Paulo. Seus filhos, Allen, Cynthia e Priscila, conversaram com os médicos e decidiram dar todo o conforto para sua mãe, pois infelizmente o tratamento curativo não estava respondendo. Agora seria apenas um tratamento paliativo de conforto. Foi uma decisão muito difícil.

Allen Jr. escreveu em uma mensagem:

– “O grande conforto é a esperança da vida eterna com Deus. Temos essa certeza. Minha mãe é uma grande heroína da fé, através do seu exemplo, amor e dedicação ao Evangelho. Se Hebreus capítulo 11 fosse escrito hoje, o nome da minha mãe estaria lá. Foi fiel até o fim, assim como Apocalipse 2:10 nos ensina”.

Pouco antes de descansar no Senhor, sua filha Priscila, ao lado do seu leito escreveu aos inúmeros irmãos orando pela nossa irmã Maria:

– “Chegou o momento da conversa difícil com o médico. Nossas mentes já sabiam, mas nossos corações doem! Nossa mãezinha está no fim, mas só o Senhor sabe a hora! Não demorará muito! Peço que orem, pois hoje virão todos para vê-la.

Quanto orgulho tenho de ser filha dos meus pais, um casal que se amou muito, que viveu para Jesus, para a família e para os outros. Com todas as imperfeições, procuraram viver o que pregaram e combater o bom combate. Que vida linda nossa mãezinha viveu, enfrentou tudo e todos por amor a Jesus, e agora está saindo dessa vitoriosa! A paz que surpreende todo o entendimento tomou conta dos nossos corações e do coração da nossa mãezinha! É muito dolorido ver o sofrimento dela, mas o fim será lindo, como diz Apocalipse!

Obrigada por tudo que sempre foram e fizeram para os meus pais, que são um pouco de cada uma de vocês, por todo o amor, por poder contar com vocês mesmo estando longe.

Deus, na Sua infinita misericórdia e bondade, me presenteou com vocês!”

Garner Allen Dutton faleceu em 19 de Outubro de 2001 aos 67 anos de idade. Maria Luiza Toledo Dutton faleceu em 21 de 2024 aos 93 anos. Deixaram um grande legado como seus filhos cristãos ativos na obra do Senhor, congregações plantadas, influência e ensinamentos.

A missão ainda não terminou, continua viva assim como eles continuam vivos no Reino do nosso Senhor Jesus que morreu, foi sepultado e ressuscitou por todos nós. A missão está viva como a memória dos Duttons e a eternidade do nosso Senhor Jesus.