fbpx

COMO ANDA SEU SEMBLANTE?

Depois de aceita a oferta de Abel e desagradando a de Caim a Deus, o Senhor fala com Caim, alertando sobre o perigo de permitir que os sentimentos de rejeição e ódio dominem seu coração (GÊNESIS 4:5-7).

A frase de Deus para Caim nos versículos 6 e 7 é intrigante: “Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”

Note como Deus quer alertar Caim sobre o perigo de deixar seus sentimentos saírem de controle. Também é evidente que Deus deixa claro que Caim é responsável por suas decisões.

Ao usarmos a história de Caim como exemplo para nossas vidas, podemos aprender muito. Primeiro, como diz nosso título, como anda seu semblante? O que as pessoas veem quando olham para você? Seu rosto transmite alegria, confiança, contentamento? Ou tristeza, mágoa, ira? O filósofo romano Cícero dizia que “o rosto é o espelho da alma”. Ele parece ter razão!

Caim estava com o “semblante caído”, evidenciando seu estado emocional. Deus ainda quer que Caim analise a fundo o que planejava fazer. Caim estava permitindo-se ser levado por um caminho marcado pelo rancor e pela raiva, mas ainda tinha a escolha. Procedendo bem, seria aceito; procedendo mal, daria lugar ao pecado.

Ele deveria dominar o desejo de fazer o errado, que lutava contra ele, mas dependia somente dele esse controle. Infelizmente, não o fez, permitindo que o desejo por fazer o mal fosse maior que o desejo de se dominar e procurar fazer o certo. Sua escolha trouxe pecado, morte e tristeza.

Enfrentamos esse conflito inúmeras vezes. Controlar nosso desejo para fazer o mal e sermos aceitos por Deus, ou deixar que esse desejo nos vença e nos leve a consequências terríveis.

Podemos ouvir Deus falando as mesmas palavras dirigidas a Caim para nós nesses momentos: “se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” Essas palavras deveriam ecoar em nossa mente a cada momento que nos vemos em situações difíceis.

Conhecemos as consequências do ato de Caim. O primeiro homicídio da história humana foi de um irmão contra seu próprio irmão, causado por um desejo não controlado e uma não aceitação do conselho de Deus. E tudo começou com um semblante caído!

Aprendemos que Deus não quer que nos deixemos vencer pelos nossos desejos. Ele nos adverte sobre o que se passa em nosso coração e como terminaremos. Resta a nós aprendermos a lição de Caim, começando por não deixar “cair nosso semblante”. Que nosso rosto reflita sempre a alegria por sermos filhos de Deus e a glória de nosso Pai.