fbpx

QUÃO PRÓXIMOS ESTAMOS DE JESUS? – O EVANGELHO DE LUCAS

E, descendo com eles do monte, Jesus parou num lugar plano onde se encontravam muitos discípulos seus e grande multidão do povo, de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom.” – Lucas 6:17

“E todos da multidão procuravam tocar em Jesus, porque dele saía poder; e curava todos.” – Lucas 6:19

O texto de hoje fez-me pensar sobre o grau de proximidade que podemos ter com Jesus. E isto depende do quão trabalháveis nos tornamos nas mãos dele e o quanto queremos nos comprometer com Ele.

Jesus possuía muitos discípulos nessa época. No entanto, apenas 12 foram escolhidos para serem apóstolos. Qual o critério utilizado por Jesus na escolha? Ele passou a noite orando a Deus Pai antes da escolha. E os escolhidos preencheram esses critérios fixados por Deus. Até mesmo Judas Iscariotes.

Além dos apóstolos, em 12, número limitado, o texto diz que havia muitos discípulos, talvez entre estes os 70 ou 72 que seriam mais tarde mandados por Jesus para uma missão especial (Lucas 10:1). 

Creio que muitas pessoas serão utilizadas por Deus, andarão com Ele durante sua vida, mas, talvez por não estarem totalmente dispostas e dedicadas, irão para o céu, mas não experimentarão a bênção que existe em aprofundar seu relacionamento com o Mestre.

E havia a multidão, que até ouvia o Senhor, mas estava mais interessada nos milagres que Ele realizava. A multidão são aqueles não comprometidos, que até gostam de Jesus, mas não querem se aproximar dele, estão mais interessados nos milagres e bênçãos que Ele pode proporcionar.

“Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que vocês estão me procurando não porque viram sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Trabalhem, não pela comida que se estraga, mas pela que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem dará a vocês; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.” – João 6:26-27

E você? Qual o seu grau de comprometimento com o Senhor Jesus? Você está na multidão, até aprecia os ensinos dele, em conhecer superficialmente sua Palavra, mas ainda não tomou aquela decisão importante de ser seu discípulo, após confessá-lo como Senhor e descer às águas do batismo?

Ou você será um discípulo que já passou por esse passo, mas não quer um envolvimento maior com Jesus e seu reino? Contenta-se em ter um conhecimento superficial de Jesus e ser um expectador nas reuniões e no trabalho no reino?

Ou é como foram os apóstolos? Disponíveis e desejosos de serem cada vez mais próximos do Mestre para sofrer por Ele, se necessário, colocando o seu reino como prioridade em suas vidas e sendo um instrumento nas mãos dele para atingir a multidão e o mundo ainda não comprometido? Você é aquele sempre voluntário para servir na obra de Deus?

Quando nos colocamos como voluntários na obra que Jesus está fazendo no mundo, tenhamos a certeza, tudo o que precisarmos, Ele certamente fará (Mateus 6:33). 

Que neste dia, demos mais um passo, para sermos cada vez mais próximos de Jesus e andarmos à sombra do Onipotente Deus.

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor : ‘Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.'” – Salmos 91:1-2.