fbpx

ESCOLHAS DETERMINAM DESTINOS

“Ló ergueu os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem-regada, como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até a região de Zoar. Isto foi antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra.” – Gênesis 13:10

“Ora, os moradores de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.” – Gênesis 13:12

A vida é feita de escolhas e escolhas mal feitas sempre nos trazem dores de cabeça e sofrimento.

Quando Abraão, mesmo sendo mais velho, permitiu que Ló tivesse a preferência na escolha do lugar onde iria morar depois de separar-se do patriarca, seu sobrinho utilizou como critério apenas fatores externos. Ló olhou para Sodoma e viu como era bem regada, aos olhos, um lugar muito bom para se morar.

O versículo 14 parece criticar a escolha de Ló quando afirma: “Os moradores de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor”. Parece afirmar: “Onde estava Ló com a cabeça quando escolheu Sodoma?”

Sodoma trará grandes tristezas ao sobrinho de Abraão, a destruição da cidade, a fuga, a perda de sua mulher que parece ter se habituado muito àquela cidade pecaminosa.

Hoje não é diferente, nossas escolhas sempre trarão consequências, sejam boas ou más. Precisamos utilizar critérios não apenas exteriores para as escolhas. 

Às vezes vejo irmãos em mudança escolhendo locais para morar. Pensam em tudo: se a cidade tem emprego, tem escola, tem saneamento básico, têm hospitais, mas deixam por último ou nem lembram se ali tem uma igreja do Senhor, um grupo que ensina e vive os ensinos de Jesus, que prega a sã doutrina.

Às vezes escolhe-se amigos, namorados, com quem vai se casar apenas com critérios humanos e permite-se que entre na vida e tenha tanta influência pessoas que não têm Jesus como seu Senhor. E estas sempre vão nos influenciar, seja para o bem, seja para o mal.

Que ao contrário de Ló, sejamos como Abraão, sempre atento às ordens e vontade de Deus, que tenhamos olhos espirituais para que nossas escolhas sempre nos levam ainda mais próximos do Senhor e de sua vontade. 

Que antes de tomarmos nossas decisões e façamos nossas escolhas, consultemos, nesta ordem, primeiro Deus, através da Palavra dele e da oração e pessoas maduras e fiéis a Deus que terão a coragem e o amor necessário para, quando necessário, confrontarem as escolhas erradas que estamos para tomar. E nos apoiem e celebrem conosco as nossas boas escolhas.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?