fbpx

Esteja Preparado

Como Responder Sobre a Esperança
Como responder sobre a esperança de uma maneira convincente? Pois devemos saber que não adianta nada ganhar uma discussão sobre ‘religião’ e fazer com que a pessoa feche os ouvidos para a verdade. Não adianta ganhar a discussão e perder a oportunidade da salvação. A forma de falar é tão importante quanto o que se tem a falar. A forma que funciona está apoiada em três atitudes que todo discípulo de Cristo deve aprender antes de falar de Jesus. A receita é: mansidão, temor e boa consciência:

“fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo“ (1 Pedro 3:16).

1) Mansidão
Se você tem um cachorro ou tivesse um cavalo, você esperaria que eles fossem mansos. Se você criasse um leão, certamente você iria querer que ele fosse manso. Pois um cachorro ou um cavalo com toda a sua força descontrolada, causaria grandes estragos. Deus espera que você seja manso, pois a mansidão mostra que andamos com Cristo:

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11:29)

Além disso, mansidão é parte do fruto do Espírito Santo (Gl 5:22, 23), Ele mesmo que trabalha na pregação da palavra de Cristo para convencer do pecado, do juízo e da justiça. Só com mansidão teremos a expectativa de que Deus vai agir:

“conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade” (2 Tm 2:25, 26).

Então, responda a todo aquele que pedir razão da esperança que há em você com mansidão.
2) Temor e Respeito
Temor e respeito também são necessários para que possamos deixar a porta e os ouvidos bem abertos. Temor a Deus e respeito ao próximo. Conhecemos bem a parábola do trigo e do joio. Se quisermos arrancar o joio antes do tempo da colheita, danificaremos também o trigo. Por isso falemos da esperança de Cristo em nossas vidas com respeito e temor.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?