fbpx

EU NA IGREJA – O CORPO DE CRISTO

Em minhas mensagens, tenho combatido essa frase de Satanás, que ouço inclusive na boca de irmãos: “A igreja não salva, a salvação é individual”.

De fato, a salvação vem pela fé em Jesus (2 Timóteo 3:15), fé que vem pelo ouvir a Palavra (Romanos 10:17). Uma vez salvos, somos acrescentados à igreja de Deus: “Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava dia a dia os que iam sendo salvos” (Atos 2:47-b).

A igreja de Jesus, comprada com o Seu próprio sangue, é formada pelos que são salvos em Cristo. Vejamos os nomes que o grupo de Jesus recebe na Bíblia: o corpo de Cristo, sendo Jesus a cabeça, e cada seguidor um membro desse corpo (1 Coríntios 12:27); a casa de Deus, sendo Jesus a pedra angular principal, mas cada discípulo uma pedra que o apóstolo Pedro chama de pedras vivas (1 Pedro 2:5); a família de Deus (Efésios 2:19), sendo Jesus o irmão mais velho nessa família de muitos irmãos (Romanos 8:29); e, finalmente, outro nome: Jesus é a Videira verdadeira, Deus Pai o agricultor, e cada cristão é um ramo dessa videira. Vejamos o tratamento que Deus dá:

“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto, Ele limpa, para que produza mais fruto ainda. Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho falado” (João 15:2-3).

Que responsabilidade tem cada membro do corpo de Cristo, da família de Deus, pedra da casa de Deus e ramo da Videira!

As palavras de Jesus, ditas no Evangelho de João, chamam à responsabilidade cada ramo: “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, Ele o corta”.

Veja que o corte é feito pelo próprio Deus. Nessas três décadas e meia seguindo ao Senhor, já vi muito ramo sendo cortado: ramos que, na realidade, eram o solo entre as pedras, o solo entre os espinhos, infrutíferos e divididos entre o Reino de Jesus e o mundo, o reino de Satanás (Mateus 13:18-23); havia o joio no meio do trigo (Mateus 13:36-43), que, muitas vezes, antes mesmo do julgamento, já é cortado pelo Senhor da igreja.

Mas vejamos a bela promessa feita a nós que insistimos em obedecer ao Evangelho: “e todo o que dá fruto, Ele limpa, para que produza mais fruto ainda”.

Quais são os frutos? Começa com a mudança de vida, a eliminação das obras da carne (Gálatas 5:19), e o fruto do Espírito Santo sendo inserido em nós (Gálatas 5:22-23). E, claro, essa produção vai fazendo com que seja infundida a própria natureza divina (2 Pedro 1:4).

O que nos limpa? O Senhor Jesus diz: “Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho falado”.

Sim, a Palavra de Deus, lida, refletida e aplicada diariamente, vai nos limpando dia a dia, ou de glória em glória (2 Coríntios 3:18). Em especial, quando unidos como igreja, não somente no culto dominical, que é o básico (Hebreus 10:25), mas em todas as oportunidades possíveis, pois fazemos do Reino de Deus e sua justiça nossa grande prioridade (Mateus 6:33).

Sendo frutífero, sei da minha responsabilidade para a edificação e o crescimento do corpo de Cristo, do qual devo ser um membro atuante e produtivo (Efésios 4:16).

Todos nós temos habilidades; algumas são naturais, nascemos com elas, outras são um presente de Deus. E precisamos utilizá-las para o bem do Reino de Deus, outro nome dado à igreja.

A pergunta que devemos nos fazer é: tenho cumprido o meu papel na igreja? Na Bíblia, não existe a diferença entre “membro ativo e praticante” e “membro não praticante”. Se não é praticante, talvez nunca tenha sido membro. E, se já foi, pode estar prestes a ser cortado da Videira pelo Agricultor.

Essa versão mantém a essência do texto original, mas ajusta a pontuação, fluidez e ortografia para melhor compreensão.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?