fbpx
FAXINA NO CORAÇÃO

FAXINA NO CORAÇÃO

Acumuladores. Há Reality Show que fazem sucesso contando a vida dessas pessoas. Eles vão guardando coisas inúteis, imprestáveis, que até atrapalham.

E você, que lê este artigo, é um acumulador?

Eu tenho essa tendência, dificuldade em me desapegar. Minha esposa Silvia, que está longe de ser uma acumuladora, de tempos em tempos, faz uma limpa em casa e cobra de mim que me desfaça de produtos que não uso mais, roupas já bem gastas ou que não mais cabem em mim, entre outros.

De tempos em tempos uma faxina precisa ser feita.

E no coração? O que você tem acumulado no mais profundo do seu ser?

Há “lixo” lá dentro? De tempos em tempos precisamos fazer um inventário do que estamos guardando dentro do nosso coração.

Sempre há sentimentos a serem trabalhados, perdão a ser concedido e pensamentos a serem deixados de lado.

I – JESUS NOS MOSTRA O QUE HÁ NO CORAÇÃO HUMANO.

Os fariseus, aquele grupo que se preocupava apenas com o exterior, com o “parecer ser”, gostavam de mostrar imagens de pessoas boas e religiosas. Eram detalhistas em terem uma aparência de santidade.

Vejamos, porém, o que o Senhor Jesus, aquele que tem olhos como de fogo (Apocalipse 1:14), pensava desse grupo:

“— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês são semelhantes aos sepulcros pintados de branco, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!” – Mateus 23:27

Exageravam nos mínimos detalhes da limpeza exterior, mas não tinham essa mesma preocupação com o lixo acumulado internamente, dentro do coração como no texto principal deste artigo:

“Os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém, reuniram-se em volta de Jesus. Eles viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam pão com as mãos impuras, isto é, sem lavar. Porque os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos. Quando voltam da praça, não comem sem se lavar. E há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal e camas. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: — Por que os seus discípulos não vivem conforme a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos impuras?” – Marcos 7:1-5

Para os fariseus, lavar as mãos era mais que um hábito higiênico, era religioso e espiritual. Aquilo já era um TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Alguns têm TOC de limpeza – Silvia e Josué dizem que eu tomo banho demais. Rs. Porém, às vezes nos contentamos apenas com uma limpeza superficial: linguajar religioso, conhecer a Bíblia, estar presente nos cultos, entre outras.

Jesus, porém, vai ao ponto central: 

“Quando entrou em casa, deixando a multidão, os seus discípulos o interrogaram a respeito da parábola. Jesus lhes disse: — Então vocês também não entendem? Não compreendem que tudo o que está fora da pessoa, entrando nela, não a pode contaminar, porque não entra no coração dela, mas no estômago, e depois é eliminado? E, assim, Jesus considerou puros todos os alimentos. E dizia: — O que sai da pessoa, isso é o que a contamina. Porque de dentro, do coração das pessoas, é que procedem os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as maldades, o engano, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, o orgulho, a falta de juízo. Todos estes males vêm de dentro e contaminam a pessoa.” – Marcos 7:17-23

Vejamos que lista enorme Jesus nos mostra que habita no coração humano. Comentarei algumas delas.

Maus pensamentos – sobre si mesmo, sobre os outros, pensamentos de destruição, escolher interpretar sempre da pior forma possível, pensamento de dó de si mesmo, cansar-se de fazer o bem em razão da ingratidão do outros, entre tantos.

Imoralidades sexuais e adultérios – de tempos em tempos ficamos sabendo de um escândalo sexual que levou ao divórcio no meio da irmandade. É resultado de um coração que não vem sendo limpo.

Pornografia escondida: se uma pessoa acessar o seu histórico do seu celular, você ficaria confortável ou com receio? Confiaria deixar seu celular em casa, à disposição da esposa e dos pais, que conhecem a sua senha? O desejo está lá dentro, no coração e precisa ser limpo regularmente.

A avareza – O dinheiro o controla de tal maneira que leva a cometer atitudes imorais, indecentes ou desonestas?

Maldades – você já se pegou fazendo pequenas maldades? Comentários maus, que rebaixam o outro, que causa divisão, que magoam as pessoas que ouvem?

O que falar da inveja, de não se contentar com o bom momento do outro?

E o orgulho, então? A humildade é algo raro nas pessoas. Como você se sente ao ser corrigido? Permite que as pessoas o façam?

Vs. 23: “Todos esses males vêm de dentro e contaminam a pessoa”.

II – NA CRUZ JESUS COMEÇOU UMA FAXINA EM NÓS

Romanos 6:4-6, Colossenses 2:12 e 1 Pedro 3:18-21.

No momento do batismo ocorre o novo nascimento (João 3:5), nova criatura (2 Coríntios 5:17), novo coração é a proposta de Deus, nos tornar coparticipantes da natureza divina (2 Pedro 1:4).

Ao morrermos com Cristo na cruz no momento da conversão, esse lixo interno não pode mais nos mandar para o inferno, pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo (Romanos 8:1), mas a vida inteira precisaremos trabalhar fazendo limpezas regulares em nosso coração.

Exteriormente pode estar tudo bem, como na casa, mas vai fazer aquela faxina, quanta sujeita encontramos – Romanos 12:2 – Transformai-vos, dia a dia, de glória em glória (2 Coríntios 3:18), limpando o interior pela Palavra de Deus (João 15:3).

Somos salvos pela graça, mesmo ainda habitando dentro de nossas sujeiras não limpas, mas que precisam regularmente ser limpas pelo Espírito Santo que atua a partir da Palavra de Deus.

III – COMO FAZER UMA FAXINA GERAL REGULAR?

Tiago 1:21 – Palavra implantada em nós é poderosa para isso.

Ouvi recentemente um pregador:
– “Quanto tempo faz que você foi ao médico fazer um check-up?”  Poucos.
– “Quanto tempo faz que você foi a um profissional das emoções?” (psicólogos ou terapeutas). Também poucos.

Ele lamentou os irmãos não buscarem regularmente esses profissionais. Eu lamentei a frase dele, apesar de bem-intencionada. A pergunta mais correta seria:

– “Quanto tempo você faz que você fez um inventário do que tem habitado o seu coração”. Lembra da lista de Jesus? Há algum desses sentimentos dentro dele?
– “Quanto tempo faz que os identificou e confessou a Deus?”
– “Quanto tempo faz que após confessar a Deus, você confessou a um irmão de confiança?”
– “Você tem um irmão em Cristo de confiança a quem você confia a sua lista de seu inventário feito?”
– Eu já tive mais, diminuiu, mas eu tenho alguns, sendo minha esposa uma dessas pessoas.

Fazer parte da igreja há muitos anos (eu faço há 36 anos) mostra o quanto acumulamos falta de perdão de uns para com os outros. Marcamos pessoas por uma atitude delas e, por isso, as evitamos, pois pensamos que ele sempre será assim. Por exemplo: ir a um velório na igreja é interessante: pelo olhar, você percebe pessoas que têm algo contra você. Pessoas que até evitam contato com você. Pessoas que demonstram aquela simpatia rápida e somente exterior. Mas vejamos a advertência do Senhor Jesus:

“Assim também o meu Pai, que está no céu, fará com vocês, se do íntimo não perdoarem cada um a seu irmão.” – Mateus 18:35

Receita de Deus é simples para limparmos o coração e fazermos uma faxina regular nele, vivermos na luz, na transparência:

“Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não cometemos pecado, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados — e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro.” – 1 João 1:6-2:1

Comunhão com Deus resulta em mudança de vida e uma vida transparente.

Andamos na luz, mantemos comunhão com os irmãos (congregando, mas também com irmãos a quem confiamos nossas questões mais íntimas). Reconhecendo que pecamos, confessando os nossos pecados a Deus, mas também uns aos outros. Nesse processo o sangue de Jesus nos purifica de todos os nossos pecados.

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” – Tiago 5:16

CONCLUSÃO

Precisamos, de tempos em tempos, fazer uma faxina no coração. Como?

Olhemos para Marcos 7, por exemplo, e vejamos se existem alguns desses no coração? Façamos uma lista e comecemos a orar para que o lixo encontrado seja eliminado. E vigiemos.

Aqueles mais difíceis – pecado tenazmente nos assedia (Hebreus 12:1) – contemos para um irmão. Permitamos que ele, de tempos em tempos, pergunte como anda sua limpeza.

Se tivermos coragem, perguntemos: “O que precisa ser limpo em mim?”.

Repitamos o próximo de tempos em tempos.

E não desanime: Deus está vendo a sinceridade da atitude, tenhamos a certeza, diariamente o sangue de Jesus nos está limpando.

No último dia o advogado Jesus estará do nosso lado, defendendo-nos diante de Deus Pai, inclusive lembrando de nossa luta diária contra o pecado enquanto vivemos nesta terra, com as faxinas regulares que fizemos.

Não sejamos acumuladores de coisas ruins no coração – maus sentimentos, pensamentos maus, maldade, rancor, ressentimentos, entre outros. Somos os mais prejudicados.

Façamos uma faxina, identifiquemos o lixo interno, contemos para Deus, reconheçamos, contemos para um irmão, joguemos fora o lixo identificado.

E contemos, sempre, com o sangue purificador do Senhor Jesus, todos os dias, fazendo uma limpeza em nós, tornando-nos mais alvos que a neve.

“Sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula”. – 1 Pedro 1:18-19

Novo vídeo

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?