Em Gênesis 6 começamos a conhecer a história de Noé, e no versículo 8 lemos: –“Porém Noé achou graça diante do SENHOR”. A situação de então era de um mundo totalmente corrompido, pecado por todos os lados, maldade se multiplicando e Deus decide terminar com o mundo através do dilúvio.
Mas, mesmo nesse cenário terrível de pecado, Noé se destacava. O versículo 9 diz que Noé “era homem justo e íntegro” entre seus contemporâneos; ou seja, mesmo no meio da maldade, Noé conseguia ficar longe dela. Começamos a entender, assim, o que significa Noé “achou graça diante do SENHOR”.
“Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. ” (Salmo 34:15). Podemos ver neste versículo que Deus está atento àqueles que procuram se manter longe do pecado. Decerto que a palavra “justo”, nesse contexto, não significa que o homem pode ser justo por si só, mas sim que “justo” é aquele que, mesmo com suas dificuldades, procura se manter o mais próximo possível do Senhor, fugindo de todo pecado.
Assim era Noé. Mesmo cercado por todos os lados pelo pecado, conseguiu se manter longe dele, chamando a atenção de Deus por causa de seu coração dedicado em servir e fazer a vontade Dele. Uma ilha de justiça em meio a um mar de pecado.
Veja quantas coisas podemos aprender com Noé. Cercado pelo pecado, se manteve puro. No meio de uma geração pecaminosa, manteve-se fiel. Enquanto Deus via o mundo todo mergulhado no mal, em Noé ele encontrou graça!
Mais lições? Noé poderia simplesmente ter usado como desculpa o fato de que todo mundo vivia no pecado e também se tornar igual a todos. Mas, por querer estar ao lado de Deus, conseguiu manter distância do mal. Quantas vezes nós, depois de fazermos alguma coisa errada, nos valemos da frase “ah, mas todo mundo faz”…! Sim, pode ser que todo mundo faça, mas o servo de Deus fiel, não deve fazer. Sempre há maneiras de nos mantermos puros, é só querermos isso.
Noé fez a diferença na sociedade dele. Ele era a referência para quem quisesse enxergar Deus. Isso fez com que ele se destacasse. Deus olhou para o coração de Noé e o encontrou justo. Deus continua olhando e procurando seus justos. Ele o vê? Você se faz notar por Ele? Não é fácil, assim como não era para Noé, mas ele conseguiu. Se realmente quisermos ser diferentes, precisamos batalhar por isso todos os dias. Mesmo que o mundo não veja isso, Deus vê! Afinal, é Ele quem irá nos recompensar no último dia.
Procure achar graça diante de Deus!