História da Congregação de Cabreúva

Havia em Cabreúva, no Bairro do Jacaré, no ano 2000, um grupo de 15 cristãos, aproximadamente, de Cabreúva que congregavam em Jundiaí. Em vista da distância e, também, pela instalação do pedágio na Rodovia Dom Gabriel, estes irmãos começaram a pensar em iniciar uma nova congregação na cidade. Acima de tudo, é claro, estes irmãos estavam ocupados em obedecer a ordem de Jesus para ir e pregar o evangelho a toda criatura.

Estes irmãos, liderados por Chicão e sua família recebiam os demais irmãos para reuniões semanais em sua casa. Com a chegada do Lar Cristão em julho de 2000, este projeto tornou-se ainda mais viável. Alguns destes irmãos que faziam parte deste movimento ainda se encontram nesta congregação como é o caso de Miro, Leila, Lisiane, Lysangela e Michael que na época ainda não era batizado. Tinha também o apoio de Paulo Bottaro que vinha com sua família dar apoio a este grupo.

Com a chegada do Lar Cristão e sua equipe a ideia foi reforçada. Porém, achamos que precisávamos esperar um pouco mais de tempo para nos adaptarmos à nossa nova realidade e a cidade. Este projeto contava também com o apoio da igreja em Jundiaí onde nosso saudoso irmão Francisco Costa Neto, mais conhecido como Chicão, servia como um dos presbíteros naquela congregação.

Chicão estava fazendo reparos no telhado do prédio da igreja em Jundiaí, caiu e ficou gravemente ferido. Como resultado dos ferimentos que sofreu na queda, no dia 08 de outubro de 2000 nosso amado irmão faleceu. Este fato foi um golpe muito doloroso para todos nós. Chicão era um homem simples, humilde, mas, um grande servo de Deus.

Era, também, um homem muito amado por toda a igreja e deixou muita saudade. Após termos superado um pouco a dor causada pela morte de Chicão, decidimos dar prosseguimento com o projeto e realizar seu sonho e também o nosso.

Então, no dia 24 de julho de 2001, nós tivemos nossa primeira reunião de homens para, entre outras coisas, planejarmos o nosso primeiro culto como congregação. O culto inaugural da Igreja de Cristo em Cabreúva aconteceu no dia 05 de agosto de 2001, na Avenida Itália, número 94, Bairro do Jacaré, Cabreúva, SP.

Nos reunimos na Avenida Itália por aproximadamente seis meses. Chicão havia deixado um seguro de vida para Maria do Carmo, (foto) sua esposa, que por sua vez resolveu doar os recursos necessários para a aquisição de dois terrenos e a construção do prédio, na Rua Minas Gerais, 1.115, onde nos encontramos.

Alexandre e Yoshie Pestana fizeram o projeto e Miro com sua equipe executaram a obra. Entre os dias 05 e 12 de julho de 2002, aconteceu nossa primeira Escola Bíblica de Férias – EBF em parceria com irmãos norte-americanos de um ministério denominado “Distant Learning Team” liderado por Tommie Boles e Don Ossman.

No primeiro ano tivemos 126 crianças e adolescentes no encerramento da campanha, nos anos seguintes ultrapassamos a marca de 500 crianças e adolescentes. Em abril de 2003 Chegam Evandro, Claudiene e família. Através destas EBFs conseguimos sustento parcial por 05 anos para um obreiro que resultou na chegada de Arlindo, Suzana e filhos em 2003.

Em seguida foi a vez de Bira e Cleia. Outros irmãos iam sendo acrescentados.  Como vocês podem testemunhar, esta congregação tem sido bem sucedida na sua missão de pregar o evangelho e possibilitar a milhares de pessoas a terem oportunidade de conhecer a Palavra de Deus e se tornarem parte da família de Deus.

Nestes 16 anos de existência tem glorificado e sido fiel a Deus. Este local tem servido para encontro de irmãos de várias congregações deste estado e também do Brasil e com a bênção e a proteção de Deus continuará sendo assim até o dia que Jesus, nosso senhor e salvador, voltar.

Agradecemos a Deus, agradecemos a todos que têm se esforçado em prol desta obra e oramos para que Deus continue nos abençoando nesta missão porque a seara é grande e poucos são os trabalhadores.

Peçamos a Deus que mande e capacite mais trabalhadores para a sua seara. Mateus. 9.37-38.