História do ERCI/ENFOC

A formação espiritual de um discípulo de Cristo está conectada à comunhão, leitura da Palavra, oração e prática. A gente encontra tudo isso concentrado nos eventos da igreja. As igrejas promovem eventos não com o simples objetivo de ter entretenimento, mas com o objetivo de crescer espiritualmente e fortalecer as pessoas.

Foi num desses eventos importantes em que a irmã Nair Ortega estava quando frequentava o Congresso Feminino das Igrejas de Cristo em Embu Guaçu e ouvia falar do ENOC e começou a pensar num encontro para famílias. Isso mexeu com ela e foi amadurecendo na sua mente.

No ano de 1985 no mês de Agosto o missionário Roberto Grisson ligou convidando os filhos da irmã Nair para participar de um acampamento em Araçatuba num 7 de setembro. Ela aproveitou a ligação e falou com ele dos seus planos. Ele prontamente a desafiou para encabeçar aquela empreitada. Como muitos outros personagens bíblicos ela respondeu que sentia como uma andorinha solitária.

Roberto Grisson se prontificou em ajudar e por telefone naquele momento já começaram a programação do primeiro encontro. Roberto cuidaria da parte Espiritual e a irmã Nair da parte física, como local e alimentação. O primeiro encontro foi dia 15 de novembro de 1985. Naquela época dois irmãos estavam morando em sua casa, o Paulo Acosta e o Betinho. Foram eles que deram o nome de ERCI para o evento. ERCI significa Encontro Regional de Cristãos do Interior.

O evento aconteceu por 27 anos consecutivos e foram realizados 28 ERCI, porque num ano foi realizado 2 eventos. O ERCI aconteceu em Presidente Prudente até 2011.

Muitos namoros, noivados e casamentos surgiram entre os participantes do ERCI. Foi realmente uma bênção na formação de famílias no interior. Entre estes relacionamentos até mesmo filho da irmã Nair foi um relacionamento que resultou em casamento, também o Moisés e a Claudia de São Bernardo e outros de Campo Grande, Mato Grosso no Sul.

A partir de 2012 o evento continuou acontecendo, mas mudou de local e nome. Antes focado em jovens cristãos, cresceu abrangendo famílias. O evento agora chama-se ENFOC e acontece na região de Bauru. A edição de 2018 vai acontecer numa chácara em Agudos (Estância Renascer, Agudos – 30 Km de Bauru – Mais informações aqui).

Colaborou com este artigo a irmã Nair Ortega de Pres. Prudente, SP