fbpx
Hoje

HOJE

O profeta Oséias teve seu ministério por volta de 755 a 710 a.C., sendo que seu trabalho foi principalmente em relação a Israel, que já estava há muito contaminado pelo pecado. 

Em seu capítulo 4, versículos de 1 a 9, encontramos um trecho onde Oséias fala sobre a situação do mundo da época e, ao lermos, podemos ver que o que acontecia não era muito diferente do que acontece hoje, aliás, é bem semelhante.

Oséias vai dizer que o amor e a fidelidade desapareceram, só se ouve falar de mentiras, assassinatos, roubos, adultério, derramamento de sangue. Que a própria terra e as criaturas sofrem por isso. 

O povo estava sendo destruído pela falta de conhecimento, e os sacerdotes, aqueles que eram os responsáveis por ajudar o povo a buscar esse conhecimento, eles próprios estavam se afastando de Deus. 

Como disse, uma situação não muito diferente do que encontramos na nossa própria sociedade. 

O ser humano tem sempre a mania de ficar comparando as gerações e apontando qual era a melhor ou a pior, mas o que devia ser feito era se perguntar o que é que cada um de nós pode fazer para melhorar essa situação.

Como temos que analisar tudo pelo ponto de vista espiritual, já que somos espirituais, devemos olhar para essas situações e nos perguntarmos o que nós, como servos de Deus, podemos fazer para que isso possa mudar.

Encontramos o profeta dizendo que o povo tinha sua responsabilidade, mas os sacerdotes eram os responsáveis pela situação. Note o versículo 7 -: “ Quanto mais aumentaram os sacerdotes, mais eles pecaram contra mim; trocaram a Glória deles por algo vergonhoso. ” NVI

Talvez possamos pensar que isso se refira apenas aos sacerdotes da época, aqueles levitas escolhidos e separados por Deus para esse fim. Sim, dentro do contexto era isso mesmo, mas, hoje em dia, quem são os “sacerdotes”? Veja I Pedro 2.9 -: “ Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. “ NVI

Nós somos sacerdotes. Cabe a nós o trabalho de levar a Palavra de Deus e preparar o povo. Mas, estamos fazendo isso? Estamos nós buscando esse conhecimento e dividindo com o povo que não o tem? O versículo 6 é claro ao dizer que a falta de conhecimento das coisas de Deus é o que produz tudo o que estamos vendo na sociedade.

Oséias já dizia isso 700 anos antes de Cristo! Numa conta arredondada podemos dizer que isso já tem aproximadamente 2.730 anos!! E o problema persiste. Será que não compete a nós, que fomos chamados e escolhidos por Deus, realmente cumprirmos nosso papel? Sermos verdadeiramente aquilo para o qual fomos chamados?

A escolha é nossa e ainda pode ser feita. Não vamos esperar para não termos mais tempo. Vamos colocar em prática Hebreus 3.13 –“ Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje“, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado”. 

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?