fbpx

Honra Teu Pai e Tua Mãe

O que desejamos para os nossos filhos? Sem dúvida desejamos sucesso e longa vida sobre a terra. Claro que a definição de sucesso é diferente para cada pessoa, desde ter paz e sossego ou ser uma pessoa abençoada financeiramente. Independente disso, a receita está com você. Sim, você mesmo! Você é o segredo do sucesso dos seus filhos e de uma vida em paz e longa. Se você fizer sua parte, Deus, com certeza absoluta, fará a Dele como tem feito a milhares de anos.

Costumo brincar que quando eu era criança pensava que o meu nome era NÃO, de tanto que meus pais falavam isso para mim. Só depois descobri que era João. Então, esta é uma palavra importante, não por causa das inúmeras proibições, mas esta palavra, assim como a Palavra de Deus, é para nos proteger e guardar. Os filhos que aprendem desde cedo a obedecer certamente terão sucesso na vida e uma vida longa.

Ensina a Criança

Os pais precisam se especializar na arte de educar crianças. Deus nos deu alguns meses para isso, em média 9 meses. Deus deu este tempo de gravidez para ensinar ao jovem casal a se transformarem e prepararem seus corações e o mundo para a esperança enviada por Deus que está chegando. A gravidez em si já é uma lição divina. O que dá pra aprender em 9 meses? Tudo o que é suficiente! Uma das lições mais importantes é a hospitalidade. Você se prepara para receber alguém na sua casa para sempre, ou até a sua criança crescer o suficiente para ir embora e, só deve ir, quando estiver madura para isso. Você vai ter um bom trabalho para plantar sementes naquele coraçãozinho e começar a ver frutos que vão te deixar orgulhoso ou envergonhado.

“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

A educação que damos para as crianças é a resposta da pergunta:
– Meu Deus, o que eu fiz de errado para merecer isso?

Deus é bom e permite você plantar ou não todas as sementes no coração do seu filho, mas Deus é justo e você vai ter que colher o que você plantou ou deixou de plantar. Eu que queria voltar no tempo e ter uma nova chance digo para você aproveitar o máximo e se doar 110% para os seus filhos.

Num tempo em que nós vemos a tecnologia dominar mãos, olhos, mentes e corações, até o mundo está preocupado com o desenvolvimento das crianças. Isto depende totalmente dos pais e não da tecnologia. Educação de crianças é algo analógico e não digital. Assisti a um vídeo que insisto que você também veja e preste muita atenção. É uma menininha que faz parte de um projeto que quer mudar o mundo através da dedicação do tempo para as crianças por parte dos pais.

Pais de longa jornada ou de primeira viagem: depende de nós mudar o mundo e encher ele de esperança da parte de Deus educando as crianças dando-lhes tudo o que eles precisam, e não o que nós não tivemos se sempre quisemos ter. Vamos plantar a semente da felicidade nos corações dos nossos filhos para que, quando forem mais velhos, não se desviem dele e nos encham o coração de orgulho. Sim, vai dar trabalho e quanto mais trabalho, maior a satisfação que vamos ter

Obediência e Honra

Uma das primeiras lições que você vai ter que ensinar com muita paciência é a obediência e honra. Ensine o caminho que deve andar. Ensine o tempo todo e várias vezes. “Ensine, corrija e repreenda para que a criança seja perfeita e perfeitamente habilitada para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16, 17 – a paráfrase é minha). Então para isso, use uma fonte confiável que serve para todo e qualquer ser humano. Use a Palavra de Deus que é inspirada e útil para isso. Opiniões de especialistas, ciência, parentes, etc, não tem valor maior do que o que a Bíblia diz. Lembre-se que você é a primeira Bíblia que o seu filho vai ler. Você é uma Bíblia aberta ou fechada?

É um mandamento antigo, antes mesmo da lei de Moisés ser dada. Basta lermos Gênesis para notar a relação entre pais e filhos. Dada a Lei, começando com os dez mandamentos, honrar os pais é o 5º mandamento. Se você ler os mandamentos, notará que honrar aos pais só fica abaixo do relacionamento com Deus. Do 1º ao 4º mandamento ressalta-se o relacionamento com Deus: Não terá outros deuses, não fará ídolos, não tomará o nome de Deus em vão e guarde o dia do Senhor (sábado no AT). Basicamente os primeiros quatro mandamentos é apenas um, Ame a Deus sobre todas as coisas.

É a primeira relação humana que devemos aprender e que deve nos acompanhar por toda a nossa vida. Quem deve ensinar isso? Os pais. Se os pais falharem em ensinar honra a eles, certamente falharão em ensinar os primeiros mandamentos em relação a Deus. Quem não aprende a obedecer e a honrar aos pais a quem vê, será que obedecerá e honrará ao Senhor a quem não vê?

Honrar é uma palavra com muitos significados e não é por acaso que Deus escolheu esta palavra. Honrar significa respeitar, ouvir, dar valor, amar, enobrecer, dar orgulho, lisonjear, prezar, sustentar financeiramente, etc.

Uma pessoa que diz que ama a Deus a quem não vê e não honra aos pais a quem vê é mentiroso (1 João 4:20). Os filhos devem honrar aos seus pais na mais ampla forma do significado desta palavra. Antigamente os filhos eram a herança dos pais. Apesar dos pais hoje terem algum recurso, eles não devem ser deixados de lado ou desprezados.

“Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente.” (1 Timóteo 5:8)

Uma forma de conseguir obediência e honra está logo abaixo do mandamento para os filhos. Os pais também têm que aprender e também ouvem NÃO de Deus. Se você quiser conseguir honra e obediência, faça isso:

“E vocês, pais, não provoquem os seus filhos à ira, mas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4)

Não queira competir com seus filhos fazendo com que eles fiquem irados com você como você fica com eles. Seu papel é dar disciplina e admoestação para eles. A isto poderíamos chamar de amor. O amor nem sempre é o que nós pensamos, mas é disciplina e admoestação. Que nós tratemos as crianças, adolescentes e jovens da mesma maneira que Deus nos trata. Deus é amor e Ele nos disciplina e admoesta e nós produzimos frutos dignos de louvor e adoração a Ele.

O desobediente ama o dinheiro e dele terá dores e muitas tentações. O obediente ama a Deus e o honra aprendendo a viver contente com o que Deus lhe dá, seja uma vida simples ou seja a prosperidade. É isso que obediência e honra ensinada aos filhos, lhes dará no relacionamento com o mundo e, principalmente, com Deus.

A Promessa

O primeiro mandamento que Deus deu e logo a seguir deu uma promessa é sobre honrar os pais. Quem aprende e pratica a honra aos pais, independente da sua idade e estado civil, Deus garante que tudo irá bem e terá uma longa vida sobre a terra.

Quem aprender a obedecer e honrar aos pais aprenderá mais facilmente amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como Jesus nos ama. Então, vamos ensinar aos nossos filhos serem bem sucedidos e como eles podem garantir uma longa e feliz vida nesta terra ensinando-lhes a obedecerem e honrarem os pais. Esqueça a ideia de dar aos seus filhos tudo o que você não pode ter. Dê Deus aos seus filhos e é Ele quem satisfaz os corações.

Então, começa com você. Você tem uma fé autêntica? Você é a mesma pessoa em casa que você é na igreja? Em que você sabe ou seus filhos te dizem que você precisa melhorar? Depende de você eles serem bem sucedidos e terem uma vida longa sobre a terra.

Filhos

Se você é filho (todo mundo é filho de alguém) obedeça e honre aos seus pais. Talvez você ache que já tem independência e não precisa mais obedecer seus pais, mas nunca deixe de honrá-los, isto significa ter paciência com eles e ouvir os seus conselhos. Aquele que não gosta de ouvir conselhos, vai colher da sua própria arrogância e orgulho.

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo. “Honre o seu pai e a sua mãe”, que é o primeiro mandamento com promessa, “para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra”. (Efésios 6:1-3)

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo