fbpx
Jesus chorou

Jesus Chorou

JESUS, O DEUS QUE CHORA

Jesus chorou e Ele era Deus… Pense em Deus. Resumimos a Deus em 3 palavras que só cabem à Ele: Onisciente, Onipotente e Onipresente. Como se fosse possível, pegue esta descrição e faça um desenho, uma pintura ou pense numa fotografia. Os melhores artistas tentaram pintar Deus, mas sem sucesso. Não há uma imagem universalmente reconhecida como sendo a imagem de Deus. Tudo é muito pequeno e indefinido quando parte das nossas mãos para tentar imaginar a Deus. O universo é uma tela muito limitada para pintar Deus. Deus é espírito e isso não ajuda muito também na nossa compreensão. Basicamente, quando não conseguimos imaginar, não entendemos.

Novamente, como se fosse possível, pegue todo o seu conhecimento e arrogante imaginação sobre Deus e coloque Ele num corpo. Agora, dê um nome para este ser humano que era Deus e se fez homem. Olha só, agora você pode compreender a Deus. Ele é Deus que se fez carne (João 1:1-5).

Este é o Jesus que nos aproxima de Deus

Jesus é a imagem exata do Deus invisível (Colossenses 1:15). A imagem de Deus se pinta com palavras, não com tinta e uma tela. Ele é o Verbo de Deus (1 João 1:1). Antes incompreensível, porém agora, bem perto de nós, parecido conosco, que assumiu a forma humana como nós. Deus tem uma imagem e é Jesus a imagem de Deus. Jesus é muito mais do que imaginação, Ele está conosco até o fim dos tempos (Mt 28:20).

Quanto a nós, somos a imagem e semelhança de Deus. Se nós choramos, é porque Deus chora. Deus deve ter chorado muitas vezes que podemos ler entre as linhas das Escrituras. Ele deve ter chorado na queda do homem, Ele deve ter chorado na morte de Abel, quando viu a dureza de coração da humanidade que Ele criou (Gn 6:5-7) e Ele deve ter chorado quando precisou começar de novo no dilúvio. Muitas palavras devem ter sido criadas pelas lágrimas de Deus. Palavras que o fizeram chorar: pecado, idolatria, assassinato, impureza sexual, divórcio, mentira, desonra, etc…

Um dia que Deus certamente chorou foi quando Jesus precisou ir embora de casa. Ele era Deus, mas não ficou orgulhoso disso e se ofereceu para vir se tornar o Deus que chora por nós perante Deus.

JESUS O HOMEM

Ele era Deus, mas assumiu a forma de servo, a forma humana, se esvaziou, se humilhou e obedeceu até à morte de cruz e lá Ele chorou de dor (Fp 2:5-8).

Jesus nos deixou o exemplo para que não sejamos arrogantes em qualquer posição que Deus nos colocou neste mundo. Ele nos ensinou que a forma humana é a forma de servo e Ele veio para servir e serviu. Ele passou por todas as tentações e tanto se compadece de nós quanto pode nos ajudar (Hb 2:17, 18), igual a nós e nos mostrou que, se  tiver ânimo, pode vencer o mundo e as coisas que nele há.

O filho de Deus realmente morreu naquela cruz, sentiu a dor que qualquer um sentiria e o peso do pecado que nunca ninguém jamais sentiu. Naquele momento Deus chorava na cruz e no céu.

JESUS CHOROU 3 VEZES

Jesus tinha três amigos de uma só família. Duas irmãs e um irmão. Lázaro, irmão de Maria e Marta. Ficou muito doente e morreu. Jesus não foi mesmo sabendo que ele estava mortalmente doente. Depois que ele morreu, Jesus foi, porque sabia o que estava para acontecer. Chegando lá, foi questionado primeiro por Marta e depois por Maria. Ele faz revelações surpreendentes. A ressurreição e a vida, disse Ele, estava ali na frente delas e ele demorou para chegar, porque pretendia curar Lázaro da morte, a doença incurável da humanidade. Momento antes, ele viu as pessoas chorando e se emocionou. Jesus chorou… Por que Jesus chorou? Jesus viu a falta de esperança, certeza, fé. Jesus viu escravos da morte pranteando, e chorou (João 11:4, 15, 23-26).

“E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.” (João 11:34-36)

Jesus chorou contemplando Jerusalém. Tive o privilégio de chegar em Jerusalém. Os guias nos conduziram por alguns dias ao redor da Galiléia e depois, nos levaram a Jerusalém. Eles preparam o ambiente para que a gente tenha uma entrada triunfal na cidade. É emocionante. Sinto os pelos do braço se levantarem com a lembrança. Quantas histórias, quantos nomes, quantos acontecimentos todos em Jerusalém. Não era a primeira vez de Jesus na cidade, mas estava se aproximando da última. Lucas relata aquelas lágrimas:

“Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos.” Lucas 19:41,42

Em muitos lugares da cidade e em várias línguas tem uma frase que se repete: “Orem pela paz em Jerusalém”. Desde o passado esta frase ecoa e eles tiveram uma oportunidade de alcançar a paz, mas não aproveitaram. Por isso Jesus chorou contemplando Jerusalém. Ainda hoje, mais de dois mil anos depois, eles ignoram a paz.

O autor de Hebreu é desconhecido, mas Ele conhecia bem o Deus que chorava. Quando Jesus estava nesta mesma situação em que eu e você nos encontramos, mesmo tendo o poder de Deus repousando sobre Ele, oferecia com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a Deus. Deus o ouviu… Isso me faz lembrar o quanto eu preciso orar e suplicar mais. Complete a frase: “Quem não chora…”. Se você quiser resposta de Deus, chore… Que pai não se comove em ver o filho chorar? E Ele é misericordioso. Sou testemunha de que tenho mais do que mereço.

“Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade” (Hebreus 5:7)

O choro de Jesus nos ensina que Ele compreende o que estamos passando e tem poder para nos livrar da morte. Ele se compadece verdadeiramente de nós. Hoje Ele intercede por nós pois está ao lado direito de Deus. Vamos aprender a chorar.

CONCLUSÃO

Jesus é o modelo da criação. Ele é o caminho para que nós voltemos a ser a imagem e semelhança de Deus. Precisamos ser mais parecidos com Jesus e menos parecidos conosco mesmos. Estando aqui, Ele chorou por nós quando nós mesmos não choramos. Ele nunca se acostumou com o pecado, ao contrário de nós. Ele não se conformou, se transformou e nós também precisamos nos transformar para enfrentar o que nos espera.

Acredito que Ele ainda chora por nós quando estamos no pecado, quando nos falta fé, esperança, amor, quando olhamos apavorados a morte ou pior, quando nem a morte nos comove mais e não nos faz mudar, preparar e nos transformar.

Nós devemos chorar. Felizes os que choram, porque serão consolados (Mt 5:4). Se não aprendermos a chorar pelos motivos que deveríamos, vamos chorar e ranger os dentes um dia.

“virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mateus 24:50,51)

Este texto é parte do livro que está sendo escrito: “Pequenos Versículos, Grandes Mensagens“. Planejado para ficar pronto no 1º semestre de 2023.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?