fbpx

Milagres na Bíblia

Um estudo sobre os milagres no Velho e Novo Testamento, aplicando para os dias atuais

INTRODUÇÃO

De vez em quando alguém pergunta: Deus ainda realiza milagres hoje como realizava nos tempos bíblicos? Afinal, Ele não é o mesmo ontem, hoje e para sempre (Hebreus 13:8)? Este estudo tem o objetivo de falar sobre este assunto, claro que sem esgota-lo, pois é bem extenso.

O QUE SÃO MILAGRES?

“No princípio, Deus criou os céus e a terra.” – Gênesis 1:1
“Porque para Deus não há nada impossível.” – Lucas 1:37

O dicionário conceitua desta forma os milagres: acontecimento extraordinário, incomum ou formidável que não pode ser explicado pelas leis naturais.

Sim, Deus criou os céus e a terra, inclusive criou leis naturais que Ele mesmo respeita. Por exemplo: se eu pular da janela do 15º andar do prédio onde trabalho e antes pedir: “Jesus, me socorre!”, provavelmente irei me espatifar no chão e morrer, pois Deus respeita as leis criadas por Ele, no caso, a lei da gravidade. O milagre é exatamente isto: Deus, por motivos que somente Ele mesmo pode explicar, intervem nas leis naturais por Ele criadas e cessa o seu efeito. Pois, como disse o anjo para Maria, para o Senhor não existe nada impossível. No exemplo pessoal que eu dei, somente eu não me esborracharia no chão se o Senhor tivesse algum plano espefífico. Eu não sou louco de tentar o Senhor meu Deus desta maneira, como Satanás desafiou a Jesus, que também não aceitou (Mateus 4:5-7).

Na Bíblia há vários exemplos de milagres, isto é, de Deus anulando as leis por Ele criadas para que seus propósitos se realizassem. Vou dar alguns exemplos: uma criança ser concebida sem a necessidade de um pai biológico como foi a concepção de Jesus (Lucas 1:34-37). Ou Ele interromper o estado de putrefação de Lázaro após 4 dias sepultado e ele retornar da vida com o corpo perfeito (João 11:44). Mais um exemplo: Deus interrompeu o movimento de rotação (a terra girando ao redor de si mesmo, o que dá origem ao dia e a noite) e o movimento de translação (a terra girando ao redor do sol) para que não anoitecesse, o tempo não passasse e Josué vencesse os seus inimigos em Josué 10:12-14. Isto, sim, um milagre incrível!

MILAGRES NA BÍBLIA

Contei 57  milagres no Velho Testamento, 35 milagres feitos por Jesus no Novo Testamento e cerca de 20 milagres no restante da Nova Aliança.

Qual o milagre na Bíblia que mais o impressiona?

Em minha opinião, os citados acima, Deus segurando os movimentos de rotação e translação para que o tempo não passasse e a ressurreição de um morto em estado de decomposição após 4 dias de seputamento.

Na Bíblia há momentos de muitos milagres, outros de poucos milagres e outros de nenhum milagre como, por exemplo, no silêncio de Deus, nos 400 anos antes de Cristo, o que demonstra que os milagres têm objetivos definidos pelo próprio Deus.

OBJETIVOS DO MILAGRES

No Velho Testamento

1) Para que o juízo de Deus se realizasse: a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, o dilúvio e as 10 pragas  no Egito foram realizados com este propósito.

“Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e matarei na terra do Egito todos os primogênitos, tanto das pessoas como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor.” – Êxodo 12:12

2) Para que o nome de Deus fosse engrandecido e respeitado: as próprias 10 pragas do Egito estão também neste objetivo, mas, quero destacar o exército assírio de 185 mil homens mortos em razão do desrespeito de Senaqueribe e Rabsaqué. Provavelmente Ezequias ia sofrer uma enorme derrota. No entanto, a arrogância dos babilônicos fez com que Deus agisse milagrosamente. 

“Por causa do seu furor contra mim e porque a sua arrogância subiu até os meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no seu nariz e o meu freio na sua boca e farei você voltar pelo caminho por onde veio.” – 2 Reis 19:28

“Naquela mesma noite, o Anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no arraial dos assírios. De manhã, quando os restantes se levantaram, lá estavam todos aqueles cadáveres.” – 2 Reis 20:35

O mesmo podemos dizer no Novo Testamento quanto a morte de Herodes, que aceitou uma glória que pertence somente ao Senhor (Atos 12:20-23).

3) Para que o plano de Deus se realizasse: o nascimento de Isaac em Gênesis 21:1-7 para que a promessa de Deus a Abraão em Gênesis 12:1-3 fosse cumprida de que através de um descendente seu, todas as famílias da terra fossem abençoadas. Os nascimentos milagrosos de Jesus de uma virgem e de João Batista de um casal estéril também teve esse objetivo (Lucas 1:30-37 e 1:7, 18-20).

4) Para que o servo de Deus fosse respeitado como Moisés e Josué. Os milagres realizados por ambos tinham esse objetivo (Êxodo 4:1-9).

“Naquele dia, o Senhor engrandeceu Josué na presença de todo o Israel; e respeitaram-no todos os dias da sua vida, como haviam respeitado Moisés.” – Josué 4:14

Chama a atenção que no Velho Testamento o poder de fazer milagre era concedido a homens em particular como Moisés, Josué, Elias e Eliseu, por exemplo.

No Novo Testamento

1) Para que a divindidade de Jesus fosse confirmada (João 3:1-2).

“Todas estas coisas foram relatadas a João pelos seus discípulos. E João, chamando dois deles, enviou-os ao Senhor para perguntar: — Você é aquele que estava para vir ou devemos esperar outro? Quando os homens chegaram a Jesus, disseram: — João Batista nos enviou para perguntar: O senhor é aquele que estava para vir ou devemos esperar outro? Naquela mesma hora, Jesus curou muitas pessoas de doenças, de sofrimentos e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos. Então Jesus lhes respondeu: — Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres está sendo pregado o evangelho.” – Lucas 7:18-20

No Novo Testamento, os milagres são concedidos de maneira mais ampla. Não somente Jesus, mas seus apóstolos no total de 12, aos 70 e a discípulos em particular como, Filipe (Lucas 10.1, 9, 17-19; cf. Mt 10.8; Lucas 9.49–50 e Atos 8:4-8)

2) Para que a Palavra de Deus fosse confirmada.

“E eles foram e pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.” – Marcos 16:20

3) Os milagres confirmava a chegada do reino de Deus, eram apenas uma pequena demonstração do que seria o reino de Deus. (Lucas 11:14-23).

“Se, porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vocês.” – Mateus 12:28

4) Para criar fé nos ouvintes do evangelho.

Na verdade, Jesus fez diante dos seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em seu nome.” – João 20:30-31

5) Confirmou o ministério de Paulo para a própria igreja.

E toda a multidão silenciou, passando a ouvir Barnabé e Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus tinha feito por meio deles entre os gentios.” – Atos 15:12

6) Satanás também opera milagres, bem como os falsos profetas (Mateus 7:21-23, 1 Coríntios 11:14 e Apocalipse 13:11-14).

Os milagres em si não provam que o milagreiro é de Deus, mas os frutos e a mensagem deste. Se a mensagem é falsa, mesmo fazendo milagres, esses não vêm de Deus.

No evangelho de João os milagres são sinais de algo maior, de uma mensagem de Jesus (João 2:11). Por exemplo, o Senhor multiplicou os pães para mostrar que é o pão da vida (João 6:35) A mensagem normalmente é maior que o milagre (Marcos 2:8-12).

Algo a destacar é que  nem todos os doentes foram curados no Novo Testamento: Paulo continuou com o espinho carne (2 Coríntios 12:7-10), Timóteo tinha uma enfermidade estomacal (1 Timóteo 5:23) e Paulo deixou Trófimo doente em Mileto (2 Timóteo 4:20). Isto mostra que havia sempre propósitos de Deus, de acordo com a vontade dele na realização dos milagres.

A CESSAÇÃO DA ÉPOCA DOS MILAGRES

Na primera carta aos coríntios Paulo afirma que quando chegasse o “perfeito”, isto é, quando a igreja se tornasse madura, os milagres cessariam.

“O amor jamais acaba. Havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará. Pois o nosso conhecimento é incompleto e a nossa profecia é incompleta. Mas, quando vier o que é completo, então o que é incompleto será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque agora vemos como num espelho, de forma obscura; depois veremos face a face. Agora meu conhecimento é incompleto; depois conhecerei como também sou conhecido.” – 1 Coríntios 13:8-12

Sinais na Bíblia são para os descrentes como Tomé (João 20:28-29), os fracos na cidade de Corinto (1 Coríntios 14:22) e os judeus que estavam sempre a busca de milagres (1 Coríntios 1:22-24). Ver ainda 1 Pedro 1:7-9.

No Velho Testamento há um exemplo claro de fé madura.

“Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: — Ó Nabucodonosor, quanto a isto não precisamos nem responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quiser livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das suas mãos, ó rei. E mesmo que ele não nos livre, fique sabendo, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que o senhor levantou.” – Daniel 3:16-18

A pessoa madura tem uma fé que independe dos milagres.

Além disso, os apóstolos faziam milagres e transmitiam o dom para outras pessoas (Atos 8:15-17 e Romanos 1:11). Por isso, Simão, o mágico, quis comprar esse dom de Pedro, pois percebeu que Filipe não o tinha. Morrendo os apóstolos e com a formação do Novo Testamento, cessaram os dons miraculosos.

MILAGRES HOJE

Existem milagres hoje? A resposta é sim e não, dependendo de onde partiremos e o que chamaremos de milagre.

Na forma do Novo Testamento, não existem. Cessaram na era apostólica, conforme previsto em 1 Coríntios 13:8-12

Porém, Deus continua a realizar milagres quando oramos da maneira como Tiago nos orienta:

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” – Tiago 5:16

Quantas orações têm sido respondidas, não a partir da oração de uma pessoa especial, mas do corpo de Cristo que dia e noite clama a Deus, que responde de acordo com Sua vontade. Mesmo no Novo Testamento, em Atos 12, Ele permitiu que o apóstolo Tiago morresse, mas mandou um anjo para livrar Pedro. Ele é o Senhor, oramos, pedimos, insisitimos (Mateus 7:7-11), mas a resposta soberana pertence a Ele, o Senhor dos Exércitos, não a nós.

O MAIOR MILAGRE DESTE MUNDO

“Em verdade, em verdade lhes digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” – João 14:12

Durante seu ministério, Jesus converteu cerca de 500 pessoas (1 Coríntios 15:6), não obstante ter trabalhado com grandes multidões. Apenas em Atos 2:41, a igreja, habitada pelo Espírito Santo converteu 3.000 pessoas. E ainda no primeiro século, todo o mundo conhecido já tinha ouvido a pregação do evangelho (Colossenses 1:23), um cumprimento da promessa de Jesus de que a igreja faria milagres maiores do que Ele.

Eis o exemplo do maior milagre que realiza-se hoje, quando permitimos que o poder sobrenatural de Deus haja em nós (Efésios 3:20-21):

“No sábado, saímos da cidade para a beira do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que haviam se reunido  ali. Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos fez este pedido: — Se julgam que eu sou fiel ao Senhor, venham ficar na minha casa. E nos constrangeu a isso.” – Atos 16:13-15

Não existe milagre maior do que a alma de uma pessoa ser liberta do destino do inferno, seu nome ser inscrito no livro da vida e seu destino ser as regiões celestiais por toda a eternidade (Apocalipse 20:15).

CONCLUSÃO

Sim, milagres existiram e continuar a existir, pois nosso Deus é o mesmo. Mas todos os milagres têm efeito limitado. O único milagre que terá efeitos eternos é quando levamos uma alma ao senhorio de Jesus, que vê o fruto do seu penoso trabalho (Isaías 53:11), pois enfrentou o pecado, a cruz, pela alegria que lhe estava proposta (Hebreus 12:2), uma família de muitos irmãos semelhantes a Ele (Romanos 8:29).

Como Pedro e os demais apóstolos, temos a chave das portas do reino de Deus (Mateus 16:19) e o milagre da conversão. Este milagre continua sendo realizado e todos nós somos convidados a utilizar as chaves do reino de Deus, pregar o evangelho, tirar as almas perdidas do inferno e levá-lo para o reino de Deus (Colossenses 1:13).

Que utilizemos, mais e mais, do poder de Deus, na realização desse milagre, o maior milagre do mundo, pois tem efeitos eternos.

E que tenhamos olhos espirituais, olhos do nosso coração iluminados (Efésios 1:18) para ver a ação de Deus na maneira poderosa como Ele tem agido no meio da sua igreja (Apocalipse 1:13, 16 e 2:1).

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo