fbpx

MISERICÓRDIAS DIVINAS: ONTEM, HOJE, SEMPRE!

“Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” – Lamentações 3:21-23

“No dia em que te invoquei, chegaste perto de mim e disseste: ‘Não tenha medo'” – Lamentações 3:57

O capítulo 3 de Lamentações mostra uma série de sentimentos contraditórios do profeta Jeremias. Nos primeiros 20 versículos parece não haver nenhuma esperança. Por causa dos pecados do povo de Judá, o destino do povo de Deus é a destruição.

Vejamos algumas frases encontradas nesses primeiros versículos: “ele voltou sua mão contra mim” (vs. 3), “despedaçou os meus ossos” (vs. 4), “me cercou de amargura e dor” (vs. 5), “me fez habitar na escuridão” (vs. 6), “prendeu-me com pesadas correntes” (vs. 7), “quando grito, ele fecha os ouvidos” (vs.8, “foi para mim como um urso à espreita” (vs. 10), “suas flechas atingiram o meu coração” (vs. 14) e “quebrou os meus dentes nas pedras” (vs. 16).

Quanta desesperança! Quanta tristeza! Quanto sofrimento!

Até que, em seguida, o profeta diz: “quero trazer à memória o que pode me dar esperança” (vs. 21).

O que poderia dar esperança a Jeremias? A volta do povo a Deus ao seu Senhor? Não!

No meio de tanto sofrimento, o profeta reconhece que “as misericórdias do Senhor são a causa de todo o povo não ter sido consumido, porque as suas misericórdias não têm fim, renovavam-se a cada manhã”. Há o remanescente, há esperança.

Sim, Israel voltará, o profeta não sabe tudo, mas Deus tem um plano para salvar toda a humanidade e Israel faz parte desse plano, pois nesta nação indigna das misericórdias de Deus nascerá Jesus, o Salvador de todo o mundo.

Por isso, no versículo 57 o profeta tem outro sentimento: quando clamou a Deus, o Senhor respondeu e disse: “Não tenha medo”.

Lembrou-me do salmista:

“Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” – Salmos 40:1

Da mesma maneira, a misericórdia de Deus, diariamente, é renovada hoje. Jesus morreu, ressuscitou, foi para o céu, estabeleceu a igreja, seu reino aqui na terra e desde então, as portas dos céus estão abertas. E assim ficará até a sua volta gloriosa.

Esta misericórdia renova-se todos os dias, pois todo dia é dia do pecador voltar-se ao Senhor:

“Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos.” – Atos 2:47

Como é maravilhoso, de tempos em tempos, ouvir alguém dizer: “quero seguir a Jesus, me ensine como”. Depois de um tempo lendo e estudando o plano de Deus na Palavra, lágrimas saem dos meus olhos quando alguém diz: “Entendi, sou um pecador, preciso de um salvador, quero ser batizado”. Não há alegria maior hoje no coração de um seguidor de Jesus.

Sim, as misericórdias de Deus renovam-se todos os dias e todos os dias é dia do pecador, como fez o filho perdido, tomar rumo à casa de Deus, que deseja ser o Pai de todos os seres humanos (Lucas 15:18-19).

No entanto, como última aplicação, mesmo nós que já aceitamos o plano de Deus e queremos viver em obediência, todos os dias precisamos do renovar da misericórdia de Deus pois, lamentavelmente, falo isso quase choramos, todos os dias pecamos, fazemos algo que a Bíblia chama de pecado e precisamos, mais uma vez, do renovar da misericórdia divina.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” – 1 João 1:9

Por isso Jeremias diz: “Grande é a tua fidelidade”. Sim, a misericórdia, a compaixão, a fidelidade e o amor de Deus, no final, serão os grandes responsáveis por adentrarmos as portas dos céus, onde permaneceremos vivendo com nosso Senhor. Por toda a eternidade.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?