MÚSICA BÍBLICA NA ADORAÇÃO – Parte 1

A igreja que a Bíblia apresenta não usava música instrumental na adoração, nesta série de artigos (4 no total publicados nas próximas segunda-feiras) você vai saber mais sobre o assunto, inclusive mostrando fatos históricos citando líderes religiosos e argumentos contrários. A música vocal é baseada nos ensinamentos do Novo Testamento. Hoje muitos religiosos que querem mais atrair o público fazem suas tentativas de justificar a música instrumental por meio de comparações com o Velho Testamento e o uso de argumentos frágeis. A ênfase recai na fidelidade ao padrão divino e à adoração em espírito e verdade.

1. Todas as organizações religiosas concordam que a música tem lugar na adoração do Novo Testamento, mas não concordam se ela deve ser vocal ou instrumental, ou vocal acompanhada de instrumental, apesar de o Novo Testamento, enciclopedistas, historiadores e comentaristas deixarem claro o ensino e prática da igreja do Novo Testamento.

2. Neste estudo você leu repetidas vezes que o princípio que governa as igrejas de Cristo é: “Falar onde a Bíblia fala, calar-se onde a Bíblia cala”. A razão para a omissão de música instrumental nos cultos das igrejas de Cristo é a absoluta fidelidade a este princípio básico.

A MÚSICA ENSINADA NO NOVO TESTAMENTO

Aqui está o relato da música mencionada no Novo Testamento:

1. “E, tendo cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras” (Mt 26:30).
      2. “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores…” (At 16:25).
      3. “…e cantarei louvores ao teu nome…” (Rm 15:9).
      4. “…cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente” (1 Co 14:15).
      5. “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais” (Ef 5:19).
      6. “…instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais…” (Cl 3:16).
      7. “…cantar-te-ei louvores no meio da congregação…” (Hb 2:12).
      8. “…sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hb 13:15).
      9. “…Está alguém alegre? Cante louvores” (Tg  5:13).

O fato de Cristo não ter mencionado música instrumental na adoração resolve o assunto. A igreja do Senhor é uma instituição do Novo Testamento e o Novo Testamento nos fala sobre os itens de adoração que o Senhor aprova. Notamos que o Novo Testamento se cala a respeito da música instrumental na adoração. É evidente que aqueles que a usam na adoração o fazem sem autorização neotestamentária. Não deveríamos presumir e adicionar qualquer coisa ao padrão divino.

Há dois tipos de mandamentos: específicos e genéricos. Por exemplo: “Faze uma arca de tábuas de cipreste…” (Gn. 6:14). É um mandamento específico. Deus especificou a madeira e encerrou o assunto relativo ao tipo de madeira. Deus não disse: ”Não usarás qualquer outro tipo de madeira”; mas o fato de haver limitado a madeira ao cedro, proibia o uso de qualquer outro tipo. Se Deus tivesse dito: “Faça uma arca de madeira” o uso de qualquer tipo de madeira teria satisfeito o seu mandamento genérico. Também, se no Novo Testamento estivesse escrito: “Faça música” poderíamos cumprir o requerido, fazendo música vocal ou instrumental, ou ambas. Deus, todavia, não disse isso. Ele disse “cantar” e isso restringe-se à música vocal. A especificação e limitação são tão claras aqui como o foram na ordem de construir a arca com madeira de cipreste. A ordem específica de cantar deveria ser suficiente para aqueles que desejam aceitar a palavra de Deus e fazer o que Ele disse.

Este texto e os próximos desta série foi tirada quase que literalmente do livro: “Por Que Sou Membro da igreja de Cristo”. Infelizmente o livro encontra-se esgotado e não pode ser reimpresso por questões de direitos.

Volte na próxima semana, dia 23 e Leia o Segundo Artigo da Série

Mesa Redonda