fbpx
Mantenha o ânimo

Na Doença, Mantenha o Ânimo

Por que Deus permite que fiquemos doentes? Não vou me atrever em responder a todos os possíveis motivos. Certamente Deus tem propósitos maiores… Deus sabe como escrevo este artigo como uma intenção de trazer um pouco de alívio e esperança sem querer ser insensível com a situação que você passa. Queria mesmo ter uma fé tamanha a ponto de orar e ter a resposta certa do Senhor.

Por que Deus nos faz fracos? Será que é para nos lembrar de nos aproximar Dele? O próprio apóstolo Paulo que tinha o poder concedido por Deus de curar outras pessoas não teve cura por parte de Deus. Ele entendeu que Deus tinha permitido aquela situação para que ele não usasse de vangloria.

Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza“. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.” (2 Coríntios 12:7-10)

A doença traz tristeza, insegurança, medo, dúvidas e desafios da fé, mas o lado bom disso é que nos aproxima de Deus.

Na doença aprendemos que realmente não temos controle sobre os nossos corpos, o corpo realmente pertence a Deus e um dia vamos ter que devolver. É emprestado. Se, por acaso ficar doente, lembre-se que deve pedir cura a Deus e Ele está disposto a ajudar.

“Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores. Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5:13-16)

Lembre-se também de procurar ajuda de um médico. Os saudáveis não precisam de médicos e sim os doentes, disse Jesus (Mateus 9:12). Há um remédio chamado fé, pode-se ser chamado de bom ânimo ou atitude positiva também. Isto é um remédio eficiente e os sentimentos e atitudes contrárias só pioram as coisas.

O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” (Provérbios 17:22)

A doença também é uma mensagem de que você precisa descansar física e espiritualmente. O seu corpo tem um limite e se abusar do seu corpo, ele cobra uma conta alta e dolorida. O seu corpo é, nas contas de Deus, espiritual.

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” (1 Co 6:12, 13)

Deus é o dono do seu corpo e Ele quer o melhor para você, para sua alma que está aí dentro. Coloque o relacionamento com Ele em primeiro lugar através da oração e da fé. Não deixe de andar na luz através da comunhão com os irmãos (culto de adoração) e a cura espiritual, que é o perdão dos seus pecados, estará garantida (1 Jo 1:7). Tudo o que temos e o que somos é espiritual. A doença pode ser uma forma divina de nos reconciliar com Deus, afinal, ninguém nesta vida é eterno, mas depois da morte será e, como é que você vai encontrar com Deus? Se você não está de muita conversa com Deus ultimamente, tema, mas se você tem um bom relacionamento com Ele faz tempo, certamente não vê a hora de encontrá-lo.

“O espírito do homem o sustenta na doença, mas o espírito deprimido, quem o levantará?” (Provérbios 18:14)

A doença pode ser uma consequência do pecado, porque um dia lá no paraíso, onde não existia doença e morte, eles desejaram satisfazer seus próprios desejos e, assim toda humanidade sofre as consequências.

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12)

Por outro lado, olhando com fé, esperança e do ponto de visto do amor, a morte é, de uma maneira triste ou feliz, a cura para aqueles que Nele confiam, já para os que viveram a vida como se lhes pertencesse, morrem em desespero.

Não temos controle de escolher como chegamos neste mundo, mas temos a oportunidade de escolher viver eternamente com Deus lá no céu. A esperança é para todos, por isso, são ou doente, mantenha o ânimo.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?