fbpx

Não Tentarás ao Senhor, Teu Deus

Um empresário no ramo dos transportes estava precisando contratar alguns caminhoneiros para transportarem sua carga do Brasil ao Chile. Como ele sabia que a estrada era de alto risco na Cordilheira, ele precisava de caminhoneiros experiêntes. Convocou alguns candidatos e começou a entrevistá-los. Primeiro queria saber se já conheciam o caminho, que não era para amadores, depois perguntava a qual distância mantinham de um penhasco com alto índice de acidentes. Vários deles foram entrevistados. Uns diziam:
– Ah, eu sou experiente! Posso ficar a uma roda de distância sem deixar o caminhão e a carga cair.
Outro chegou a dizer:
– Eu fico só com um lado das rodas na estrada e ainda assim não caio no penhasco.

O empresário já estava cansando do dia de entrevista até que lá pelo 5º dia apareceu um candidato que respondeu à pergunta da seguinte maneira:
– Naquele penhasco? Eu fico o mais longe possível!

Este foi o contratado, pois o empresário não estava disposto a arriscar o seu caminhão, a carga e o tempo para resolver problemas que poderiam vir de ter uma queda naquele trecho da estrada.

O Caminhão é o Seu Corpo

Deus é muito generoso conosco e, apesar de uma grande competição, nós fomos os selecionados para nascer. Lutamos com outros milhares de espermatozóides e olha só quem saiu vitorioso? Aquela luta inconsciente já éramos nós pedindo para nascer e Deus foi generoso conosco e nos formou no útero materno. Ao invés de questionar por que estamos aqui ou nos defender injustamente que não pedimos para nascer, deveríamos orar agradecendo com as seguintes palavras:

“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:13-16)

Você deve saber que o corpo que você está usando hoje não pertence a você, é emprestado. Deus quer que você um dia devolva melhor do que lhe foi entregue. Você recebeu um corpo que adoece, que dói, que chora, que tem fome e sede e Deus quer transformar este corpo corruptível em incorruptível, mas com a sua permissão de administrador. Ele não quer transformar você em templo do Espírito Santo sem amor. Ele tem paciência conosco e nos ama de tal forma como o pai ao filho no mais ideal deste relacionamento.

A Estrada é a Vida

Alguém um dia fez sucesso cantando: “Nesta longa estrada da vida. Vou correndo e não posso parar…”. A maioria das pessoas vive assim. Saem do ventre materno correndo na estrada da vida e nem sequer param para perguntar para onde estão indo ou para onde deveriam ir.

Tá, como o assunto é sério, acho conveniente lubrificar essa conversa… Vou te contar uma piada e faz de conta que você nunca ouviu, se já tiver ouvido, mas lembre-se que eu tenho um objetivo.

Um bêbado entrou no ônibus e começou a incomodar muita gente. Vomitou num canto e o cheiro era insuportável. Mexeu com as mulheres, resmungou contra a sogra quem nem estava ali e se encostava quase caindo em cima das pessoas. Num certo ponto perguntou para o cobrador: “Pra onde está indo este ônibus?”. O cobrador que já não aguentava mais respondeu: “Se você continuar assim, vai para o inferno”. O bêbado, parecendo ter um momento de lucidez, gritou: “Motorista, para este ônibus que eu quero descer!”.

A maioria das pessoas que está enfrentando esta longa estrada da vida estão como se estivessem embriagadas e algumas estão mesmo. Até pessoas boas não têm nem sequer um objetivo na vida ou nem ao menos sabem o propósito de estarem aqui. Outros tantos estão usando drogas de verdade, procurando sentido na vida. Outros descontam a vida no trabalho, violência, sexo, palavrões, mentiras, denominações, invejas, ódios, etc. Se até um bêbado sabe que o inferno não é um bom lugar para ir, você que está sóbrio lendo este artigo, que poderia só ter dado um ‘curtir’ ou compartilhado sem ler, sabe muito bem que não é para lá que você quer ir. Eu não sei muito sobre o inferno e pretendo manter meu conhecimento dessa forma, pois não é para lá que eu vou mesmo.

Viva uma vida sóbria antes que descubra que a vida que você vive está te levando para o inferno.
O Empresário da História é Jesus

Jesus quer você a serviço Dele. Ele não quer que você arrisque o seu corpo no pecado. Ele quer que você se mantenha onde Ele possa te alcançar. Ainda que a mão de Deus seja longânime, há lugares onde os homens vão que nem Deus quer entrar. Graças a Deus que enviou seu Filho Amado para ir nos resgatar. Ele está disposto a ficar no seu lugar e Ele ficou. Se você está em lugar que precisa de ajuda para sair, olhe para Jesus lá na cruz, Ele está no seu lugar…

Assim como um empresário deve fazer seguro de todos os seus caminhões, Jesus fez o seguro de vida eterna para cada um de nós. Precisamos confiar Nele. Ficar à beira do abismo nos coloca em risco de morte eterna. Ouça as palavras de Jesus, pois elas trazem poder. Renove suas forças, sua fé e esperança para viver no amor de Deus. Ouça, creia, se arrependa, confesse Jesus como seu Senhor, se batize (viva a vida nova se já o fez) e seja perseverante nas palavras de Jesus e dos apóstolos, na comunhão, no partir do e nas orações.

Deus quer mudar o seu salário final. Viver uma vida em que deixamos a vida nos levar trará tristeza no acerto das contas:

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:23)

Com Jesus você recebe a herança de filho e não o salário do pecado.
Tentando a Deus

Os filhos de Deus foram libertos da escravidão e do pecado do Egito, foram conduzidos com mão poderosa no deserto. Deus estava com eles o tempo todo, nem um dia os abandonou. Uma caminhada de meses tornaram-se 40 anos de peregrinação no deserto por causa do pecado e dureza de coração. Mesmo Deus estando ali e fazendo o que fez, eles se desviaram, tiveram dúvidas, falta de fé, amargura, ingratidão… ei, ainda estou falando deles, não de nós. Eles estavam pondo Deus à prova. Na longa estrada da vida estavam andando à beira do abismo com um só dos pés em terra firme. Eles pareciam aqueles motoristas arrogantes e inconsequentes que arriscavam perder o caminhão e a carga caindo no abismo. Se oramos para Deus nos livrar das tentações, vamos manter distância dela.

Hoje até religiosos vivem colocando Deus à prova para conseguirem ter mais e mais. Pessoas avarentas têm quem pregue para eles. Religiosos e denominações à parte: “Não devemos pôr o Senhor à prova” (1 Coríntios 10:9).

Jesus sabe muito bem o que você está passando. Ele já passou pela mesma longa estrada da vida que você está passando, mas Ele tinha direção, Ele trabalhava para Deus. Jesus não arriscou nem um só dia perder o seu corpo e sua alma emprestados por Deus, com uma única exceção, aquele dia por nós lá na cruz. Por ser justo, Deus o ressuscitou dentre os mortos.

Jesus não andou só em boa companhia nesta terra. Em alguns momentos da sua vida o próprio diabo se apresentou para o pôr a prova. Num desses momentos específicos lemos:

“Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.” (Mt 4:5-7)

O diabo está oferecendo para você uma vida fácil e divertida. Você vê as pessoas tendo tanto e ostentando felicidade nas redes sociais e você também quer, não é? Mas esta é a hora de usar todos aqueles domingos e quartas que você esteve entre os irmãos para lembrar que satanás é mentiroso e, porque somos filhos de Deus, não devemos cair nas mentiras dele.

Conclusão

Ainda a tempo: a carga do caminhão é a sua alma. Você só tem esta e ela é, sim, frágil e perecível. Deus te ama e quer o seu bem. Ele escolheu salvar você pela loucura da pregação. Confie mesmo que não entenda tudo.

Não viva à beira do abismo, porque um dia desses, Deus, àquele que tentamos pecando e desafiando nas curvas e abismos da estrada, vai nos deixar cair. Você está pronto para cair?

“Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre” (Salmos 125:1)

Se te faltar alguma coisa passando pela estrada do deserto, confie que, mesmo que você não veja, O Senhor estará lá. Lembre-se que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”.

Agora é um bom momento para você ler o Salmo 139. Clique aí e leia todo como se fosse uma oração.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?