fbpx

NINGUÉM EXPLICA DEUS

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.” – Atos 17:24

A frase citada foi dita por Paulo no Areópago de Atenas, ante a idolatria ali dominante e ele ter encontrado um altar dedicado “Ao Deus Desconhecido”. Esse era um cuidado dos atenienses para no meio de tantos “deuses” não esquecerem um deles.

Algo encontrado em praticamente todas as civilizações, em todos os tempos, são ruínas de templos construídos nos quais o ser humano busca encontrar o divino.

Sim, dentro de nós há uma necessidade de buscarmos a Deus. Claro que, em muitos casos, esta busca leva ao erro conhecido como idolatria, quando, por exemplo, o Senhor é reduzido a uma imagem de escultura.

Como entender o tamanho de alguém que criou tudo o que existe? De alguém que sempre existiu? O próprio Salomão, quando pensa em construir o templo para o Senhor, acaba se confundindo ao admitir a existência de outros deuses.

“O templo que edificarei será grande, porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.” – 2 Crônicas 2:5

Na realidade, existe apenas um Deus, revelado nas Escrituras como aquele que escolheu a nação de Israel como seu povo, e no Novo Testamento é conhecido como o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Coríntios 8:6). Fora desse, não há Deus.

“No entanto, quem seria capaz de lhe edificar um templo, visto que os céus e até o céu dos céus não o podem conter? E quem sou eu para lhe edificar um templo, a não ser para queimar incenso diante dele?” – 2 Crônicas 2:6

As Escrituras Sagradas tentam explicar esse ser único e grande e conseguem até certo ponto. No entanto, como disse Salomão, se nem os céus conseguem conter o tamanho de Deus, imagine se um livro de 66 livros conseguiria explicar totalmente a majestade de nosso criador. O que as Escrituras Sagradas explicam é apenas uma parte do Senhor, como elas mesmas admitem.

“— As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” – Deuteronômio 29:29

Nossa mente humana somente irá entender quem é Deus quando o encontrarmos na eternidade e assim o veremos tal como Ele é, pois seremos semelhantes a Ele (1 João 3:2).

Enquanto isso, no Novo Testamento, o templo dele é cada discípulo de seu filho Jesus (1 Coríntios 3:16 e 6:18-19) e, na eternidade, teremos um acesso tão direto a Ele que a Bíblia ensina que não mais haverá templos, pois conviveremos com Ele face a face (Apocalipse 21:22).

Esse é o nosso Deus: tão grande, tão poderoso, os céus não o podem conter, mas, por amor a nós, Ele se torna pequeno para morrer por nós e depois viver em nós.

Sim, este é nosso Deus, Criador de todas as coisas, que se manifestou através da nação de Israel e por meio daquela nação enviou seu Filho para morrer por nós e nos levarmos a morar com Ele. Ele nos ensina, na Sua Palavra, a maneira certa de encontrá-lo. É tudo o que precisamos para viver por fé até o dia em que o veremos face a face.

Enquanto isso, nenhum ser humano consegue explicar o Senhor. Fiquemos, pois, nas Escrituras Sagradas, atestadas como a verdade de Deus pelo próprio Senhor Jesus.

“Santifica-os na verdade; A Tua Palavra é a verdade” – João 17:17

Não criemos nosso Deus particular, mas nos amoldemos àquele encontrado na verdade por Ele revelada. Amém!

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?