OBEDECER OU NÃO

NO FIM, TUDO SE RESUME EM OBEDECER OU NÃO.

“Eu ouvi, mas não entendi. Então perguntei: — Meu senhor, qual será o fim destas coisas? Ele respondeu: — Siga o seu caminho, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até o tempo do fim.” – Daniel 12:8-9

“Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, ao fim dos dias, se levantará para receber a sua herança.” – Daniel 12:13

Chegamos ao fim da leitura e reflexão desse livro tão inspirador de Daniel. Aparentemente o profeta irá falecer na Babilônia, não retornará na volta dos exilados à Judá.

Esses últimos capítulos do livro são repletos de números e datas sobre acontecimentos futuros e, claro, Daniel, como qualquer pessoa, deseja saber mais.

Chama-me a atenção a resposta do ser celestial que conversa com o profeta: “Daniel, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, ao fim dos dias, se levantará para receber a sua herança”.

Essa pergunta de Daniel e a resposta que recebeu, lembra-me o quanto somos curiosos, queremos saber, e o quanto Deus é econômico nas respostas, nos revelando apenas o que precisamos saber. Vejamos mais alguns exemplos.

Séculos depois, o apóstolo Pedro, ao lhe ser revelado sobre como morreria e glorificaria a Deus, olhando para João, perguntou a Jesus: “Senhor, e quanto a este?” – João 21:21. A resposta de Jesus: “Jesus respondeu: — Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que você tem com isso? Quanto a você, siga-me.” – João 21:22. É quase um “não te interessa, apenas continue no seu caminho, seguindo-me”.

Lembro ainda da pergunta feita pelos apóstolos antes da subida de Jesus ao céu: “Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram: — Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino a Israel?” – Atos 1:6.

Mais uma vez, vejamos a resposta de Jesus: “Jesus respondeu: — Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.” – Atos 1:7-8. Mais uma resposta de Jesus: “Não lhes interessa, apenas permaneçam em Jerusalém e receberão o necessário para serem minhas testemunhas”.

Finalmente, lembro de Paulo, pedindo que Deus lhe tirasse o espinho da carne e a resposta do Senhor: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” – 2 Coríntios 12:9

Daniel tem uma história de obediência em fazer a vontade de Deus e por isso ouve: “Siga o seu caminho”, isto é, permaneça em obediência.

O livro de Daniel com seu formato apocalíptico, deixa dúvidas sobre algumas mensagens, como acontece também com o livro de Apocalipse. Por isso, o final de Daniel é tão parecido com o final do livro de Apocalipse:

“Continue o injusto a fazer injustiça, e continue o imundo a ser imundo. O justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.” – Apocalipse 22:11

No fim de tudo, meus irmãos, o que Deus espera de nós é “apenas obedeça, o resto deixe comigo, que sou competente para cumprir todas as minhas boas promessas”, isto é, “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.” – Apocalipse 2:10

Em breve, permitindo Deus, continuaremos nossa viagem nas páginas das Escrituras Sagradas, no livro de Oséias, extraindo desse livro, como fizemos até agora, ensinamentos do Senhor, que espera de nós apenas: OBEDEÇA!

A partir de nossa obediência, Deus cumprirá tudo o que nos tem prometido.