fbpx

NOSSO SUSTENTO VEM DO SENHOR

“E disse-lhes: — Não levem nada para o caminho: nem bordão, nem sacola, nem pão, nem dinheiro; vocês também não devem ter duas túnicas.” – Lucas 9:3

“O que você faz?”. Esta é uma das primeiras perguntas que fazemos ou respondemos quando conhecemos alguém. Parece que a identidade da pessoa está presa àquilo que ela faz. As respostas: sou pedreiro, médico, advogado, eu diria, servidor ou funcionário público. Hoje em dia a resposta “sou empreendedor” está em alta.

O que tem a ver essa pergunta com o texto escolhido de hoje? Primeiro, precisamos entender que contextualmente o texto refere-se aos 12 apóstolos e sua missão que seria relativamente rápida, daí a orientação de não precisarem levar nada extra.

No entanto, gostaria de ressaltar outra lição que me parece importante. A missão dos apóstolos era pregar o evangelho do reino de Deus e, ao se dedicarem a essa missão, todas as outras seriam secundárias.

Daí a necessidade de, como os apóstolos, entendermos que, uma vez chamados e salvos por Jesus, nossa maior missão não seria a profissão que escolhemos, mas a nobre tarefa de pescar pessoas, conforme Jesus também disse seria a missão dos seus primeiros apóstolos.

“Jesus lhes disse: — Venham comigo, e eu farei com que sejam pescadores de gente.” – Marcos 1:17

Jesus era carpinteiro, mas sua missão na terra foi buscar e salvar o perdido. Desta forma, durante o período que ficaremos nesta terra após aceitarmos o evangelho (curto, comparado com a eternidade que nos espera) deve ter como maior prioridade a expansão do reino de Deus aqui na terra com o acréscimo daqueles que vão sendo salvos.

“Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos.” – Atos 2:47

Aí você que lê estas reflexões deve perguntar: E como nos vestiremos, comeremos, beberemos, enfim, suprirmos as nossas necessidades?

A resposta está no texto paralelo de Mateus: “porque o trabalhador é digno do seu alimento.” – Mateus 10:10b

Há uma promessa: Deus irá nos sustentar com o maná, isto é, com nossas necessidades, algo reforçado por Jesus no sermão do monte:

“Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” – Mateus 6:31

“Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.” – Mateus 6:33

O texto de hoje fez-me pensar se não estou em busca da “segunda túnica”. Ao fazer isso não sobrará tempo (nem energia) para me dedicar aos assuntos do reino de Deus. Pensemos nisso. 

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?