fbpx

O CRISTÃO E AS RELIGIÕES

Política, futebol e religião talvez sejam os assuntos mais polêmicos atualmente e até amizades têm sido desfeitas em razão deles. São assuntos apaixonantes e por isso precisamos separar o assunto da pessoa. Podemos ter uma opinião forte a respeito, mas sempre respeitando a pessoa que pensa o contrário. 

     O Brasil é um país democrático e laico, isto é, todas as religiões devem ser respeitas e, graças a Deus, todos têm liberdade para professar sua religião. No entanto, respeitar não significa concordar e neste artigo quero discorrer sobre como tenho me portado perante as diversas religiões existentes em nosso país. Quero utilizar o exemplo de Paulo no Areópago, para tirar algumas ideias a respeito. Sugiro a leitura de Atos 17:16-33.

1. Respeito todas as religiões e evito entrar na discussão sobre religião. Quando topo conversar a respeito, tento ver o que a Bíblia tem em comum com aquela religião.

No versículo 22 do capítulo citado, Paulo até elogia o fato dos atenienses serem religiosos e, inclusive, respeita o objeto do culto deles. Todas as religiões no Brasil têm proteção legal e por isso devem ser respeitadas, pois se equivalem. Por esse motivo, particularmente, evito discutir religião, pois todas elas devem ser respeitadas. É diferente de quando alguém, que professa uma religião, deseja conhecer Jesus e Sua Palavra. Deixo bem claro que não vamos discutir as religiões, mas os ensinos de Deus encontrados na Bíblia, especialmente os ensinos do Novo Testamento. E, mesmo assim, ainda tento iniciar por aquilo que a religião da pessoa tem em comum com a Bíblia. Para que falar de assuntos polêmicos, que dividem como, por exemplo, as imagens para os católicos, o sétimo dia para o Adventista ou destacar algum pecado específico, quando sei que aquela é a situação da pessoa com quem estou falando? A Bíblia é respeitada pela maioria dos brasileiros, Jesus é quase unanimidade (mesmo entre ateus) e a maioria das pessoas acredita na existência de Deus.  Desta forma, evito discutir religião e, quando a pessoa quer conhecer a Bíblia, começo por aquilo que temos em comum, inclusive elogiando o quanto a pessoa está em busca de Deus.

2. Por outro lado, destaco a salvação que somente Jesus proporciona, conforme o versículo 31 do texto em questão. A Bíblia é o livro que contém a verdade de Deus, porém, toda ela existe para nos dar sabedoria para a salvação que existe em Jesus Cristo (2 Timóteo 3:15). Evito rotular-me seguidor de alguma religião (evangélico, católico, protestante, entre outros), mas volto à Bíblia e tento levar a pessoa a desejar ser apenas um seguidor de Jesus, um cristão, um discípulo de Cristo. Nas mensagens que tenho escrito nas redes sociais, tenho feito o possível (reconheço que nem sempre consigo) para evitar temas polêmicos, respeitar todas as religiões existentes e, quando a pessoa concorda, abrimos juntos a Bíblia, começamos pelo que nos une e levo à pessoa a Jesus Cristo, morto na cruz para nos dar condições de ir para o céu. Quando fazemos uma pessoa seguidora de Jesus, ela ficará aberta para todos os assuntos, inclusive os mais polêmicos. 

Desta maneira tenho tido a grande alegria de ouvir: “Valdir, entendi o evangelho, quero ser batizado”.

Tudo porque tenho esforçado para aplicar os princípios acima citados.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?