“Porque este dia é o Dia do Senhor, o Senhor dos Exércitos, dia de vingança contra os seus adversários. A espada os devorará, ficará saciada e embriagada com o sangue deles. Porque o Senhor, o Senhor dos Exércitos, tem um sacrifício na terra do Norte, junto ao rio Eufrates.” – Jeremias 46:10
O Dia do Senhor é uma expressão importante em toda a Bíblia e refere-se ao acerto de contas que o Senhor Deus fará contra os seus adversários, momento em que haverá justiça perfeita para aqueles que lhe obedeceram e viveram de conformidade com a vontade do Criador.
No texto de hoje refere-se à punição que Deus fará para com a nação do Egito, local para onde os judeus foram buscar auxílio, em desobediência a ordem de Deus, que tinha ordenado que permanecessem em Judá.
No livro de Joel, capítulo 2:28, o Dia do Senhor refere-se ao estabelecimento da igreja de Jesus, ocorrida no dia de Pentecostes, no livro de Atos, capítulo 2.
Seguindo o mesmo pensamento do Velho Testamento, no Novo Testamento, o Dia do Senhor será um dia da vingança de Deus contra os seus adversários e o julgamento final do mundo.
“Porém, o Dia do Senhor virá como um ladrão. Naquele dia os céus passarão com grande estrondo, e os elementos se desfarão pelo fogo. Também a terra e as obras que nela existem desaparecerão.” – 2 Pedro 3:10
“Quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando ele vier, naquele Dia, para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram. Isto inclui vocês, que creram em nosso testemunho.” – 2 Tessalonicenses 1:7-10
Ao mesmo tempo o Dia do Senhor será o dia da consagração final dos filhos de Deus, discípulos de Jesus. Naquele dia a boa obra que Ele iniciou na vida de cada seguidor será completada e encontraremos com o Senhor nos ares, vivos e mortos, em nossa ida para nossa nova morada nos céus.
“Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” – 1 Tessalonicenses 4:16–17
“Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.” – Filipenses 1:6
Que o Dia do Senhor encontre você, que está lendo este artigo, preparado, vivendo dentro do plano de Deus para a salvação, sendo transformado de glória em glória (2 Coríntios 3:18) e possa dizer: Maranata, vem, Senhor Jesus (1 Coríntios 16:22).