fbpx
O EXEMPLO DE JESUS E SUA FAMÍLIA

O EXEMPLO DE JESUS E SUA FAMÍLIA – O EVANGELHO DE LUCAS

“Logo que os pais o viram, ficaram maravilhados. E a sua mãe lhe disse: — Filho, por que você fez isso conosco? Seu pai e eu estávamos aflitos à sua procura. Ele respondeu: — Por que me procuravam? Não sabiam que eu tinha de estar na casa de meu Pai? Não compreenderam, porém, as palavras que lhes disse. E voltou com eles para Nazaré e era submisso a eles. E a mãe dele guardava todas estas coisas no coração.” – Lucas 2:48-51

Costumo dizer que Maria, José e Jesus são exemplos para as famílias de hoje. Uma família formada por, no mínimo, 7 pessoas, uma vez que, além de Jesus, o casal tinha mais 4 filhos, Judas, José, Simão e Tiago, além de irmãs, conforme nos relata Marcos 6:3.

José e Maria são exemplos de pais que educam seus filhos nos caminhos de Deus (Provérbios 22:6, Deuteronômio 6:1-7, Efésios 6:4 e Colossenses 3:21). Além disso, também cuidam dos filhos e protegem. Provavelmente a aflição de José e Maria no exemplo de hoje seja em razão da perseguição que Herodes, o grande, fez ao bebê Jesus, ainda quando ele estava em Belém (Mateus 2:16). Várias crianças foram mortas em razão da interpretação equivocada de Herodes de que Jesus vinha roubar-lhe o trono.

Fico imaginando a aflição do casal buscando o filho por três dias. Costumo dizer que após sermos pais, nunca mais teremos sossego. Pois nos preocupamos com eles quando pequenos, quando vão crescendo, especialmente na adolescência e, mesmo quando se casam e saem do lar, continuamos ainda cuidando deles, orando por eles. Não é por menos que vemos Maria em frente a cruz de Jesus, nos últimos momentos do Senhor aqui na terra (João 19:25). José, na época, provavelmente já havia falecido.

Jesus também é o exemplo para os filhos. Aos 12 anos já estava plenamente ciente de sua condição de Filho de Deus e de sua missão aqui na terra. Maria e José, mesmo avisados por anjos, parece que haviam esquecido, eis a razão da grande preocupação com o jovenzinho Jesus.

Ao mesmo tempo, Jesus é exemplo para nós no respeito e na submissão aos pais. Mesmo já sabendo mais que seus pais, mesmo ciente de sua natureza divina, Jesus é submisso às suas próprias criaturas, pois sem Jesus nada do que foi feito se fez (João 1:3). Que exemplo de humildade para todos nós, especialmente em nossa relação com nossos pais.

Existem filhos que esquecem que tudo o que sabem, começou do ensino dos pais. Quando crescem, se desenvolvem, estudam, muitas vezes têm mais conhecimento que os pais. E por isso acham que não devem respeitar-lhes e honrar seus progenitores, ouvindo de seus conselhos. Desculpe, mas isso é arrogância.

Jesus não agiu assim. Do alto de sua condição de Filho de Deus, ele topou ser submisso a dois humildes nazarenos, José e Maria. Até os 30 anos agiu assim, tanto que honrou o seu pai terreno José, exercendo a mesma função que ele, carpinteiro.

Que José e Maria, junto com sua família, sejam tomados como exemplos para nossas famílias. Cuidando uns dos outros, educando os filhos, protegendo-os e fazendo questão de viver em obediência às leis de Deus. Como fazia o casal indo todos os anos para Jerusalém.

E, claro, aprendamos com Jesus, que do alto de sua divindade, se fez carne, topou ser servido por um humilde casal e, mesmo ciente da sua condição divina, não a colocou acima dos seus pais terrenos, mas honrou-os e a eles se submeteu.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?