fbpx
O GERASENO NOS ENSINA A EVANGELIZAR

O GERASENO NOS ENSINA A EVANGELIZAR

“Volte para a sua casa e conte tudo o que Deus fez por você. Então ele foi, proclamando por toda a cidade o que Jesus lhe tinha feito.” – Lucas 8:39

Esta frase dita por Jesus ao ex-endemoniado é a razão que nos motivará a continuar perseverando na vida cristã e compartilhando a quem não conhece a mensagem de Jesus.

Gosto do texto paralelo de Marcos:

“Vá para a sua casa, para os seus parentes, e conte-lhes tudo o que o Senhor fez por você e como teve compaixão de você.” – Marcos 5:19b

Provavelmente por ele ser um gentio, Jesus não permitiu ao homem que o seguisse, apesar dele ter implorado por esse privilégio.

O homem obedeceu ao Senhor Jesus e novamente o texto de Marcos nos dá mais detalhes:

“Então ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe tinha feito; e todos se admiravam.” – Marcos 5:20

Decápolis era um grupo de 10 cidades e aquele homem passou a falar de Jesus a ponto dos moradores dali se admirarem.

Vamos aprender os 2 segredos que o motivaram a insistir em pregar sobre Jesus:

Ele foi grato a Deus pela libertação que teve da Legião de demônios e por Jesus ter intencionalmente passado por aquela região para salvá-lo.

Como disse num dos artigos, é curioso saber o que teria levado ele a abrir-se daquela forma para que uma Legião de demônios fizesse dele sua morada. Muitos de nós não chegamos a tal ponto.

Porém, somente quando reconhecemos as bênçãos de Deus em nossas vidas, sendo a maior delas o fato de em Jesus estarmos salvos do inferno e termos a certeza da nossa salvação é que seremos motivados a falar de Jesus aos outros. O Senhor teve e sempre terá compaixão de nós.

Às vezes, por estarmos já há anos seguindo Jesus, deixamos também de pensar do que fomos libertos pelo fato de estarmos seguindo ao Senhor. Eu penso de quantos vícios nem cheguei a ter (álcool, drogas, sexo desenfreado que poderiam me levar à criminalidade e há muito sofrimento). No ano em que conheci o evangelho, bem no início, com 14 anos, passei pela primeira vez uma noite fora de casa nas baladas dos anos 80. Em março daquele ano comecei a ser orientado por Jesus através de sua Palavra. Em agosto fui batizado, sendo assim rompido aquela tendência de adolescente de “curtir a vida adoidado” sem pensar nas consequências. Dali em diante foi uma adolescência e juventude seguindo a Jesus, sendo livre de tantos sofrimentos e só não tive uma juventude ainda mais feliz em razão de, nem sempre, haver obedecido aos ensinos de Jesus em todas as áreas de minha vida.

É disso que estou querendo falar. A maior motivação para continuar seguindo a Jesus e ainda levar outros ao senhorio de Jesus é uma verdadeira gratidão por todos os benefícios que o Senhor nos fez:

“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?” – Salmos 116:12

Ele contou como sua vida foi transformada pelo Senhor Jesus.

Este é o segredo também para a gente permanecer no caminho de Deus. De tempos em tempos relembrar de tudo o que Deus tem feito de bom em nossas vidas.

E evangelizar nada mais é do que isso. De um lado falar da boa nova que Jesus trouxe. Da salvação que Jesus veio nos dar morrendo na cruz por nós. 

E depois é relatar especialmente para os mais próximos de nós sobre esses benefícios. Não precisamos ir a outras cidades, Estados ou países. Nosso mundo são aqueles com quem temos contato na vizinhança, no trabalho, no dia a dia e, especialmente, na família. 

É dizer a influência e o efeito benéficos da presença de Deus na nossa vida e incentivar os outros também a experimentarem. Que, sim, a maior promessa é no futuro, a vida eterna. Mas que também na vida, no casamento, na criação de filhos, na vida profissional, nos relacionamentos, em tudo, em todas as áreas, seguindo a Jesus, nossa vida sempre será melhor.

E assim eu termino os vários artigos que escrevi sobre o que a cura do endemoniado de Gerasa tem a nos ensinar. 

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?