O MEDO QUE LEVA A DEUS

“Então Josafá teve medo e decidiu buscar o Senhor; e proclamou um jejum em todo o Judá. Judá se congregou para pedir socorro ao Senhor. Também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar o Senhor.” – 2 Crônicas 20:3-4

“Ó nosso Deus, acaso não executarás o teu juízo contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos estão postos em ti.” – 2 Crônicas 20:12

Medo é um sentimento que todos nós vez ou outra temos. É um sentimento que nos deixa inseguros, ansiosos e angustiados. O medo às vezes paralisa. Porém, como no texto de hoje, o medo pode nos levar a buscar aquele que é poderoso para agir em nossos medos: o Senhor dos Exércitos.

Josafá sabia que aquele numeroso exército podia vencê-lo e por isso teve medo. Nesse sentido o medo é bom. Mas Josafá não ficou paralisado, pelo contrário, animou toda a nação a buscar socorro em Deus. Sim, pediram socorro ao Todo-Poderoso.

O rei reconhece que não tem força para lutar contra o inimigo. Isto é humildade, é olhar para seus pontos fracos. Porém, Josafá não para por aqui. Ele diz: “Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos estão postos em ti.” É isso. No momento em que não sabemos o que fazer, precisamos tirar os olhos de nossas limitações e colocar nossos olhos naquele que é poderoso para fazer infinitamente mais de tudo o que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20).

Quero fazer algumas aplicações do texto de hoje:

1. O medo pode nos paralisar, mas também pode nos aproximar ainda mais de Deus. Nos momentos em que olhamos para a direita, para a esquerda, para dentro de nós mesmos, e não vemos solução, nesses momentos podemos olhar para o alto e vermos o Senhor dos Exércitos reinando soberanamente e buscarmos nele a ajuda que precisamos. Isso acontece quando corremos às Escrituras buscando orientação, ao Senhor em oração, ao corpo de Cristo, a igreja, em busca de apoio. Nesse sentido chamo esse medo de “medo santo” que nos aproxima de Deus.

2. Podemos olhar para nós e nossa fraqueza, para as pessoas, para as circunstâncias da vida e certamente muitas vezes não encontramos soluções para nossos problemas. Mas podemos fixar nossos olhos em Deus, na Palavra dele, na história dele em nossas vidas e, certamente, encontraremos a solução para todos os nossos problemas. O maior problema já foi resolvido, o pecado foi destruído na cruz, Jesus venceu a morte, está reinando ao lado de Deus Pai e sobre nós a igreja e desta maneira: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31). São promessas para todos os que declararam um dia que Jesus seria Senhor e Salvador de suas vidas e nasceram de novo.

3. É na fraqueza que podemos encontrar a força necessária para obtermos grandes vitórias. Olha só o que as Escrituras dizem a respeito.

“Por isso, sinto prazer nas fraquezas, nos insultos, nas privações, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte.”- 2 Coríntios 12:10

Sim, hoje, você, meu irmão, minha irmã, meu amigo, está com medo, sentindo-se fraco, incapaz diante dos problemas da vida? Corra para os braços daquele que é poderoso para lhe sustentar, guiar, consolar e dar a força necessária para viver. Não olhe para os problemas, as dificuldades, olhe para o alto, olhe para Jesus, reinando, assentado ao lado de Deus Pai.

“De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e sentou-se à direita de Deus.” – Marcos 16:19.