fbpx
O Pecado da Sensualidade

O Pecado da Sensualidade

Quando eu era criança e por um acaso caía e me machucava, minha mãe dizia pra me consolar: “Quando casar passa”. Depois, durante a adolescência e a juventude, é a gente que pensa  que quando casar passa. Ledo engano pensar que o casamento é a solução para os desejos lascivos.

Muitas pessoas acreditam que o casamento é a solução para todos os problemas relacionados ao desejo e à tentação. No entanto, a realidade é que o casamento, por si só, não cura a luxúria. Se isso fosse verdade, o adultério não existiria. Portanto, o autocontrole continua sendo uma necessidade essencial, independente do estado civil.

A luxúria não discrimina entre solteiros e casados. Ela ataca a todos, sem exceção. Vemos na Bíblia que até mesmo os grandes homens de Deus enfrentaram esse desafio. Salomão, conhecido por sua sabedoria, caiu na armadilha da luxúria (1 Reis 11:1-4). Davi, um homem segundo o coração de Deus, também sucumbiu ao desejo quando viu Bate-Seba (2 Samuel 11:2-4). Até mesmo Abraão, um modelo de fé, enfrentou seus momentos de fraqueza.

No entanto, a Bíblia nos dá exemplos de como devemos lidar com a tentação. José, que foi vendido como escravo no Egito, mostrou uma incrível disciplina ao resistir aos avanços da esposa de Potifar, preferindo enfrentar a prisão a pecar contra Deus (Gênesis 39:7-12). Essa história nos ensina que a disciplina e a fidelidade a Deus são cruciais para vencer a tentação. Sim, a lição prática é “SAIA CORRENDO”. Foi o que fez José.

Outro exemplo é a história de Sansão, cuja força física era incomparável, mas que foi destruído por sua falta de controle sobre seus desejos (Juízes 16:1-21). Sua queda nos serve de advertência sobre os perigos de viver sem autocontrole e disciplina.

A tentação e a provação são duas palavras que precisamos aprender. Deus, como um bom Pai nos ensina tudo o que precisamos e depois nos prova para que sejamos aprovados, Ele quer nos recompensar e que avancemos na vida cristã: “12 Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tg 1:12).

Tentação está dentro de você, isto é, os seus maus desejos, o que você não precisa, pois o pecado é supérfluo. Sobre a tentação, a própria passagem explica o que é e porque acontece: “Ninguém, ao ser tentado, diga: “Sou tentado por Deus. “Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.”(Tg 1:13-15).

Conclusão

Portanto, não importa quão sábio, corajoso ou cheio de fé você seja, se não cultivar a disciplina como José, corre o risco de acabar como Sansão. O casamento não é um escudo mágico contra a luxúria; é necessário desenvolver o autocontrole e permanecer vigilante. Busque a Deus continuamente, peça por força e sabedoria, e lembre-se de que a verdadeira vitória sobre a tentação vem através de uma vida disciplinada e centrada em Cristo. Que possamos aprender com os exemplos bíblicos e nos esforçar para viver uma vida de integridade e fidelidade a Deus.

Busque se encher e andar no Espírito Santo e você jamais satisfará a vontade da carne (Gálatas 5:16-26)

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?

COMPARTILHE:

Conheça o Colheita Brasil

VEJA TAMBÉM OUTRAS PUBLICAÇÕES DO PORTAL