Ofertar Nestes Tempos Difíceis

Estamos vivendo um inédito e inesperado confinamento social. O que pode acontecer não sabemos ao certo, mas prevenção nunca é demais. Talvez os receios, os medos, as notícias sejam exageradas, mas como saber? Algo que não pode ser pequeno neste tempo de notícias tão alarmantes é a fé, a esperança, o amor, a oração e ação. Confinamento social não é confinamento espiritual, pelo contrário, estamos recebendo de Deus uma prova da nossa fé e uma oportunidade de crescer ainda mais em Espírito e em Verdade.

Vamos abrir os olhos, ouvidos e coração para aprender as lições. Aprendemos que igreja não é o lugar e sim as pessoas. Aprendemos que comunhão faz muita falta, sim e é essencial. A comunhão tem um grande poder, basta olhar para esta situação que estamos vivendo.

Depois de fazer o que podemos, não devemos deixar de fazer o que devemos. Apesar do confinamento social, faltar ao culto continua sendo um pecado grave. Como assim? É isso mesmo! Afinal, não lembra que estamos aprendendo que igreja não é onde você vai e sim quem você é? Mas você também deve saber a este ponto que você não é a igreja estando sozinho. Você é um membro do corpo de Cristo, está ligado a Cristo estando ligado aos irmãos. Andar na luz é manter comunhão com os irmãos[mfn]”Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 João 1:7[/mfn] e estamos aprendendo que comunhão pode ser muito mais abrangente.

Algo que é obrigatório, é o culto, porém, o que é o culto? Resumimos em algumas ações: cantar, orar, ofertar, tomar a Ceia do Senhor, a pregação da palavra e a comunhão. Nestes tempos de cerceamento social, nunca foi tão verdade que onde estiverem dois ou três reunidos, Jesus estará lá.

Quero falar sobre a oferta especificamente neste artigo. Ofertar é um ato bíblico e os discípulos do primeiro século faziam no domingo, mas não exclusivamente[mfn]Necessidades existem além das paredes do prédio da igreja e, afinal, tudo o que fazemos é administrar as bênçãos da parte de Deus. Pagar impostos e sustentar a família também são atos de oferta a Deus e não são feitas exclusivamente aos domingos.[/mfn]. Talvez você não possa estar fisicamente presente no culto no prédio da igreja, mas não deve deixar de ofertar. Até onde sei, todas as Congregações têm uma conta no banco e com a tecnologia hoje nós podemos ofertar quanto quisermos e de onde quisermos. É muito prático. Os meios tradicionais e seguros também valem como ir ao banco e fazer um depósito na conta da Congregação de onde você se reúne.

A oferta se faz mais necessária agora do que jamais foi! Esta vai ser a oportunidade da igreja responder ao mundo sobre a esperança que temos com amor, temor e boa consciência (1 Pe 3:15, 16). Como vamos poder responder se não estivermos preparados? Então, irmãos, continuem ofertando para as suas Congregações e também para o Colheita Brasil e outros trabalhos sérios que temos na irmandade. Agora é hora de generosidade e, depois de muitos dias, veremos o nosso pão de volta.

Consultei alguns irmãos sobre o assunto para saber se já pensaram sobre isso e o que vão fazer nestes próximos domingos enquanto esta situação.

Os irmãos do Guanabara em Campinas suspenderam as atividades no prédio como cursos de teologia, reuniões de homens e mulheres, reuniões de casais, etc. Eles fizeram uma ordem do culto e distribuíram aos irmãos para que todos fizessem o culto com suas famílias como se estivessem no culto no prédio do Guanabara e o irmão Allen Jr. relatou que, apesar disso, foi edificante. Quanto à oferta eles instruíram aos irmãos a fazerem a oferta no culto onde estivessem como se faz normalmente aos domingos e a fazerem um depósito na conta da igreja durante a semana (segunda se conseguirem), assim como o ministério das finanças sempre o faz. Alguns irmãos começaram a questionar e se preocuparem sobre isso e transmitiram suas preocupações aos evangelistas. Inclusive o irmão Alisson Terra, um dos evangelistas da Congregação, enviou uma mensagem de áudio aos irmãos instruindo da mesma forma ou guardar tudo para uma próxima oportunidade em que os irmãos puderem se reunir novamente.

Já a Congregação do Rebouças em Curitiba reconhece que a falta de comunhão como a igreja toda, afetará a coleta. Eles ainda não decidiram sobre suspender as atividades como o culto. Eles ainda iriam se reunir nesta quarta (dia 18 de Março) para decidir como proceder, informou o irmão Mauro Francisco.

Nosso irmão Daniel Morgan relatou o que a igreja está fazendo por lá. Ele congrega em Saturn Road, no Texas, onde tem mais de mil membros, mas em congregações menores com 200 a 250 eles não tiveram a restrição de se reunirem, mesmo assim naquelas Congregações os presbíteros receberam os irmãos que chegaram e distribuíram ‘kits’ para a igreja e os orientaram a ficarem em pequenos grupos. A oferta foi feita naquele dia numa cesta separada de todos para não passar entre as pessoas para evitar contatos pessoais. Em Saturn Road os pequenos grupos continuam com no máximo 12 pessoas. Eles tiveram um culto online e ouviram a mensagem e tomaram a ceia em pequenos grupos familiares.

Devemos continuar as nossas ofertas porque não sabemos o futuro, mas a igreja deve estar preparada para poder ajudar a todos os que precisam, mas principalmente aos membros em primeiro lugar (Gl 6:10). Deus vai usar a igreja que estiver preparada. Este é o momento ideal para os líderes da igreja estarem prontos para dar respostas sábias. Peçam esta sabedoria para Deus e nos preparemos para testemunhar que Deus é o Senhor e que Jesus Cristo pode curar.

Esta é uma maneira da igreja responder ao medo, incertezas, notícias alarmantes ou mesmo notícias realistas e ameaças. Devemos responder sempre com os recursos que temos e devemos ser perseverantes nisso, mesmo que não vejamos os resultados imediatamente. Nossa resposta deve ser com fé, esperança, amor, oração e ação.