fbpx

Os Elementos da Ceia e Como Preparar

Lá em Êxodo Deus dá as instruções para o povo de Deus sair da escravidão no Egito. Ele instrui eles prepararem um cordeiro e pães asmos, isto é, sem fermento. O sangue do cordeiro deveria ser usado para marcar a porta das casas para que quando o anjo de Deus passasse, poupasse as famílias dos hebreus. Ah, aquela ceia era a última ceia na escravidão, então significava libertação e, ao mesmo tempo, era a última praga das 10 que assolaram o Egito cujo Faraó endureceu o coração e não deixou os israelitas sairem.

Foi numa reunião de despedida e de recomeço que Jesus participou com os seus discípulos naquela última e primeira ceia. Ela representava a saída da escravidão da lei e do pecado. A ceia é, também, uma bênção para os que participam dignamente, mas uma maldição para os que não participam. De qualquer modo a ceia é também um convite para obedecer o evangelho, pois somente os que morreram, foram sepultados e ressuscitaram com Cristo devem participar, isto é, os que obedeceram pela fé o evangelho. Faltar ao culto e não participar da ceia é pisar os pés de Jesus, profanar o sangue da aliança pelo qual foi santificado, e insultar o Espírito da graça? (Hebreus 10:29). Veja a importância em participar da ceia.

Agora, como participar se estamos cerceados socialmente pelo coronavírus? Fácil! Quem disse que vamos faltar ao culto? Afinal, Jesus instruiu muito tempo antes:

“Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles.” (Mateus 18:19,20)

Aí está a nossa resposta para qualquer crise e mais, aí está uma oportunidade ímpar de convidar pelo menos mais uma pessoa que precisa ouvir o evangelho e não ficar na maldição, mas em libertação da escravidão do pecado. Quem, afinal de contas, não vai aceitar uma oração neste momento de necessidade? Então, aproveite a oportunidade!

O Pão e o Fruto da Videira

Agora, como fazer a ceia? Os elementos são: pão sem fermento (asmo ou ázimo) e o fruto da videira. Incrível, não é? Não poderia ser mais simples e elementos que a gente consegue encontrar facilmente em todo o planeta terra, já pensou nisso? Só podia ser Deus mesmo! Para fazer o pão da ceia é simples. Veja a receita abaixo:

INGREDIENTES

100 g de trigo integral
3/4 de colher de chá de óleo
1/2 colher de chá de sal
75 ml de água fria

Modo de preparar

  1. Misture 100 g de farinha de trigo integral, 3/4 de colher de chá de óleo e 1/2 colher de chá de sal.
  2. Acrescente 75 ml de água fria. Amasse durante cinco minutos. Divida em 6 pedaços iguais, formando bolinhas. Achate cada uma delas com a própria mão. Asse durante cinco a sete minutos em temperatura 225°C. Depois coloque-os numa bandeja e sirva-os.

O outro elemento é o fruto da videira. Geralmente usamos suco de uva. Recomenda-se evitar vinho, pois uma pequena dose pode fazer alguém cair em pecado e isto é sério! Encontra-se suco de uva em qualquer lugar para comprar. Se não, pode espremer a uva com as próprias mãos. É, talvez isso seja para os mais afortunados em terem uvas frescas em casa. Uma alternativa criativa é uva passas. Você pode ferver as uvas com um pouco de água e o suco é extraído desse processo. Em último caso, vinho. Antigamente misturavam com água para tirar um pouco o teor alcóolico.

Aí está, tudo pronto para ter comunhão com Deus, andar na luz através da comunhão com os irmãos ou de pessoas que precisam ouvir uma lição antiga, mas eficaz contra o pecado. Aproveite ensine uns dois ou três cânticos, explique porque fazemos a oferta e mostre na prática fazendo a sua oferta, explique o que é a ceia e porque a praticamos todos os domingos, pregue uma passagem curta e simples do evangelho compartilhando fé, esperança e amor com seus vizinhos, parentes e conhecidos.

A Deus seja toda a glória por este momento incrível!

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?