PEÇAMOS AO SENHOR COM FÉ

“Quando Jesus voltou, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando.” – Lucas 8:40

“Enquanto Jesus caminhava, as multidões o apertavam.” -Lucas 8:42b

“Veio por trás de Jesus e tocou na borda da capa dele. E logo a hemorragia dela estancou.” – Lucas 8:44

“Mas Jesus insistiu: — Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.” – Lucas 8:46

“Então Jesus lhe disse: — Filha, a sua fé salvou você. Vá em paz.” – Lucas 8:48

A história de hoje tem um fino toque de humor com a pergunta de Jesus: “Quem me tocou?” A multidão havia recebido Jesus com alegria, o apertavam, e Jesus fazia a pergunta sobre quem lhe havia tocado.

Por isso Pedro diz: “Mestre, é a multidão que o rodeia e aperta!” – Lucas 8:45

Porém, o toque daquela pessoa era diferente dos toques e apertos da multidão, foi um toque de fé, que permitiu que poder saísse de Jesus.

Enfim aquela mulher que há 12 anos sofria de uma hemorragia, se apresenta (creio que Jesus há soubesse quem era) e explica a razão do seu toque, conforme o texto paralelo de Marcos:

“Tendo ouvido a fama de Jesus, a mulher chegou por trás, no meio da multidão, e tocou na capa dele. Porque dizia: ‘Se eu apenas tocar na roupa dele, ficarei curada.’” – Marcos 5:27-28

Ainda hoje a fé dessa mulher é “tocante” para mim. Rs. E me faz lembrar do que a Palavra de Deus diz a respeito da fé:

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.” – Hebreus 11:1

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.” – Hebreus 11:6

A fé dessa mulher é exemplo para nós, que seguimos a Jesus. Somos seguidores do Senhor do Universo e mesmo desse lado da cruz, quando cessaram os dons miraculosos, isto não significa que Jesus não tenha poder para atender nossas orações e de curar nossas dores físicas, emocionais e espirituais. Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre (Hebreus 13:8).

Mas fica a pergunta: De que forma temos tocado em Jesus? Da maneira como a multidão o tocava, parece que apenas por curiosidade ou mecanicamente ou esperamos em Jesus com fé de que Ele é poderoso para fazer por nós e em nós infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme o seu poder que opera? (Efésios 3:19).

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.” – Tiago 1:6).

Todos os dias tenho apresentado diante de Deus diversas petições, a maioria delas referem-se a pedir a Deus que aja e abençoe a vida de muitas pessoas. Também pelo crescimento da igreja e que o Senhor nos mande pessoas sedentas da sua Palavra. Insisto, não desisto, porque sei que no momento certo o Senhor atenderá e fará ainda mais do que tenho pedido.

Finalmente, ao contrário da maneira como fazia a multidão, aproximar-se de Jesus com fé é decidir fazer do jeito dele e obedecer a sua Palavra. Na Bíblia a fé sempre é acompanhada de atos de obediência ao Senhor, que se manifesta através de obras.

“Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” – Tiago 2:26.

Aproximemo-nos, portanto, do Senhor, com fé, buscando a vontade dele na Palavra, mas também em oração, colocando diante dele nossas lutas, pois Ele é poderoso para nos socorrer.

“De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.” – Salmos 5:3.