PEDRA ANGULAR

A pedra angular é o primeiro bloco de pedra ou alvenaria que é colocado acima da fundação de uma construção, unindo e sustentando as paredes que formam a esquina do edifício. A partir dela, as demais pedras são colocadas e alinhadas, formando o fundamento da construção.

Em Atos 4.11 e Efésios 2.20 encontramos que Jesus é a nossa pedra angular. É através dele e nele que o fundamento do cristianismo foi edificado.

Mas os cristãos também são pedras vivas. Encontramos isso em I Pedro 2.5 –

“vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.”

Assim sendo, temos Jesus como nossa pedra angular, principal, de onde tudo se origina, e temos nós, pedras vivas que são colocadas sobre essa base que é Cristo, e estamos edificando uma casa espiritual que é a igreja do Senhor.

Cada um de nós faz parte desse edifício, mas como toda construção alguns cuidados devem ser tomados.

ESTAR ALINHADOS COM A BASE

Como você já deve ter reparado, durante o processo de levantar uma parede o pedreiro sempre vai ter que manter o alinhamento com a base. Quando algum tijolo dessa parede ficar desalinhado ele vai trazer esse tijolo de volta.

Assim também acontece nessa casa espiritual. Quando estivermos fora desse alinhamento com Cristo devemos ser colocados de volta, para que a construção não fique com nenhum desvio da verdade que é Cristo.

PEDRAS BRUTAS

Pode acontecer também que algumas dessas pedras que serão utilizadas na construção sejam “brutas”. Nesse caso elas vão precisar ser lapidadas para que possam se encaixar melhor. Esse trabalho de “lapidação” é feito por Jesus em nossas vidas, nos moldando sempre da melhor maneira. É um processo doloroso pois vai tirar “pedaços” de nós, porém é absolutamente necessário.

UNIÃO ENTRE AS PEDRAS

Toda parede para subir precisa que as pedras que a sustentam estejam ligadas umas às outras. Nas paredes de alvenaria esse papel quem faz é o cimento. Nas paredes espirituais o cimento é o amor. É ele quem vai ligar uma pedra à outra, fazendo com que permaneçam unidas e corrigindo pequenas falhas entre uma pedra e outra.

PEDRAS DIFERENTES

Nas paredes as pedras não são exatamente iguais. Cada uma tem um jeito, um formato. E assim também é nessa casa espiritual. Cada um de nós temos nosso jeito de ser, mas nosso construtor sabe como nos manter unidos e trabalhando juntos. Basta que deixemos o amor trabalhar, corrigindo e aproveitando essas diferenças para o melhor crescimento do edifício.

Se nos mantivermos alinhados com a pedra angular, não saindo do seu direcionamento, unidos em amor com as outras pedras vivas dessa construção da casa espiritual, esse edifício vivo que é a igreja crescerá de maneira sadia, agradando ao fiel construtor.