fbpx
SUA DEFESA?

QUAL SERÁ SUA DEFESA?

“Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse:

“Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará”. Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: “Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente. ” (2 Reis 20.1-3 NVI)

Esse trecho da Bíblia vai nos relatar o acontecimento da vida de Ezequias, rei de Judá por 29 anos. Baseado somente nesses 3 versículos e não conhecendo a história, talvez você tivesse a impressão que Ezequias não tinha sido fiel e obediente a Deus e estava sendo castigado por isso. Mas, ao contrário de seu pai Acaz que foi um péssimo rei, Ezequias teve um reinado muito bom (2 Reis 18.5). 

Encontramos muitos detalhes do reinado de Ezequias em várias passagens diferentes, uma complementando a outra. Em 2 Reis dos capítulos 18 ao 20; Crônicas do capítulo 29 ao 32; Isaías do capítulo 36 ao 39. Nessas passagens vemos o esforço do rei em voltar a adorar Deus da maneira correta, reabrindo as portas do templo, colocando os levitas de volta ao seu serviço no templo, destruindo imagens e ídolos, voltando a celebrar a festa da Páscoa, enfim, fazendo tudo o que agradava a Deus.

Essa passagem em especial de 2 Reis 20.1-3 vai nos mostrar um momento difícil da vida de Ezequias onde, atendendo a uma ordem de Deus, o profeta Isaías vai pessoalmente ao rei dizer que ele iria morrer. Mas o que eu gostaria de destacar é a oração de Ezequias para Deus. Para além das palavras dele nessa versão da NVI eu gosto do que é dito na versão NAA (Nova Almeida Atualizada):

“Ó Senhor, lembra-te de que andei diante de ti com fidelidade, com coração íntegro, e fiz o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou amargamente.”

Ezequias vai apresentar como sua defesa para Deus aquilo que ele estava fazendo. Olhando para trás, ele vai dizer a Deus tudo o que tinha feito e como estava sua vida diante de Deus. E é exatamente esse ponto que quero que nossa atenção se volte.

Se fôssemos nós no lugar de Ezequias, o que teríamos a dizer para Deus? Qual seria a nossa defesa ao olharmos para trás em nossas vidas? Todos nós podemos dizer que andamos diante de Deus com fidelidade, com o coração íntegro e fazendo o que era reto aos olhos dele?

No caso de Ezequias, sua resposta lhe valeu mais 15 anos de vida.

Detalhe a não ser esquecido…nossa resposta a Deus nessa situação vai nos valer a eternidade!

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?