fbpx

QUEM É O LEVIATÃ DA TUA VIDA PERTO DO TODO-PODEROSO?

INTRODUÇÃO

Você já ficou apavorado com algo? Esta semana eu fiquei. Tinha que extrair 2 dentes, uma vez que tornaram-se desnecessários e poderiam causar problemas futuros. A extração foi marcada um mês antes e depois adiado. Imaginem a ansiedade. Chegando ao dentista, ele me disse: “Pensou ontem em mim?” Respondi: “Não! Pensei durante o último mês, especialmente nesta última semana.” No fim, foi terrível, mas nem tanto quanto eu imaginava.

Todos nós temos nossos medos. Responda para você mesmo: quais têm sido os seus medos?

Estou lendo o livro de Jó e um dos textos que chamou-me a atenção foi o capítulo 3:25: “O que eu temia veio sobre mim; o que receava me aconteceu.” (ARA)

Gostei tanto que deu origem à mensagem: “E se o que mais tememos acontecer?” Esta à disposição no canal da igreja de Cristo nos Pimentas e também neste portal. Esta mensagem foi inspirada após um momento de dor, o atropelamento e posterior falecimento do meu pai.

Amanhã, segunda-feira, dia 05 de abril,  termino a leitura do livro de Jó e seus 42 capítulos. Esta semana, lendo o capítulo 41 li sobre uma criatura temida nos tempos bíblicos, o Leviatã e quero extrair dele nossa lição de hoje.

I – O LEVIATÃ NA BÍBLIA

Algumas traduções da Bíblia traduzem como “crocodilo”, mas vejamos o que a Bíblia diz a respeito dele.

“Amaldiçoem-na aqueles que sabem amaldiçoar o dia e sabem instigar o Leviatã.” – Jó 3:8

“Despedaçaste as cabeças do Leviatã e o deste por alimento às criaturas do deserto.” – Salmos 74:14

“Por ele transitam os navios e o Leviatã que formaste para nele brincar.” – Salmos 104:26

“Naquele dia, com a sua espada terrível, grande e forte, o Senhor castigará o Leviatã, serpente veloz, o Leviatã, serpente sinuosa; ele matará o monstro que está no mar.” –  Isaías 27:1

Pela descrição, parece ser um animal conhecido na época. No entanto, bem mais feroz, maior e poderoso que o crocodilo.

II – O LEVIATÃ NO LIVRO DE JÓ

No livro de Jó, o Leviatã é descrito com maiores detalhes no capítulo 41. Quero destacar alguns versículos:

“Você consegue encher de arpões a pele dele? Ou cravar fisgas de pesca na sua cabeça? Ponha a mão sobre ele; você se lembrará da luta e nunca mais repetirá o gesto.” – Jó 41:7-8

“Quem poderá tirar a capa do seu dorso? Ou lhe penetrará a dupla couraça? Quem abriria as portas de sua boca? Pois em roda dos seus dentes está o terror.” – Jó 41:13-14

“Cada um dos seus espirros faz resplandecer a luz, e os seus olhos são como os raios do amanhecer. Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela. Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente sobre juncos em chama.” – Jó 41:18-20

“Se o golpe de espada o alcança, isso não tem efeito algum, e o mesmo vale para a lança, o dardo ou a flecha.” – Jó 41:25

“As flechas não o fazem fugir; para ele, as pedras das fundas se transformam em palha.” – Jó 41:28

“Debaixo do ventre ele tem escamas pontiagudas; arrasta-se sobre a lama, como um instrumento de debulhar.” – Jó 41:30

“Na terra, não há ninguém como ele, pois foi feito para nunca ter medo. O Leviatã olha com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os orgulhosos.” – Jó 41:33-34

Talvez seja um animal extinto ou aprisionado por Deus nas profundezas do mar. Alguns entendem que está aprisionado e um dia será solto por Deus. Mas é pura especulação.

Por outro lado, como Jó é um livro poético, até pode ser um animal como o crocodilo, porém, descrito de forma hiperbólica, isto é, de forma exagerada, exatamente para chamar nossa atenção. Jesus foi Mestre nesta área em seus ensinos, por exemplo, ao dizer que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico se salvar” (Marcos 10:25).

Voltando a falar no sentido literal, o monstro tem características dos grandes répteis chamados depois de dinossauros ou dos lendários dragões, que a maioria entende somo seres mitológicos. Mas, o livro de Apocalipse descreve Satanás como um dragão (Apocalipse 20:2). O monstro relatado hoje parece cuspir fogo como os dragões.

Muitos dizem que dragões não existem, mas as mais variadas culturas falam da figura de um dragão e a própria Bíblia o cita.

Não dou uma interpretação ortodoxa ao que a Bíblia não dá e o Leviatã aparece aqui e depois somente no livro de Salmos e de Isaías:

“Naquele dia, com a sua espada terrível, grande e forte, o Senhor castigará o Leviatã, serpente veloz, o Leviatã, serpente sinuosa; ele matará o monstro que está no mar.” – Isaías 27:1

“Por ele transitam os navios e o Leviatã que formaste para nele brincar.” – Salmos 104:26

Há muitas histórias de navegadores, que relatam a experiência de navios atacados por serpentes gigantes.

Explicando a partir da experiência de Jó.

O patriarca estava bem, com saúde, rico, com uma família, respeitado por todos – de repente perdeu tudo isso. Jó não entende a razão, pois sabe que tem procurado viver da maneira como Deus quer. Dos capítulos 3 ao 37 vemos a discussão de Jó, seus três amigos e Eliú sobre a razão de tudo aquilo ter acontecido.

No capítulo 38 Deus responde: “Eu criei tudo, muito antes de você existir.” No capítulo 41é como se Deus dissesse: “Jó, sabe o Leviatã, aquele monstro terrível, eu também o criei”. O vs. 11 é repetido por Paulo em Romanos 11:35

III – APLICAÇÃO PARA NOSSOS DEUS

Quais são as aplicações para nossas vidas? 

Jó estava sofrendo, o que ele mais temia aconteceu. Parecia o fim. Desta maneira, Deus utiliza um exemplo de algo na época que parecia indestrutível e com grande força para falar de si mesmo como aquele que é Poderoso sobre tudo e sobre todos.

“Quem primeiro deu algo a mim, para que eu tenha de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.” – Jó 41:11

Amanhã lerei, permitindo Deus, o texto que mostra a grandeza do Senhor, ao restituir a Jó tudo o que ele tinha antes de perder em razão da provação sugerida por Satanás.

Por isso, quero na aplicação, que pensemos em nossos “leviatãs”, naquilo que parece tão grande na nossa vida e tão assombrador.

Satanás é um deles. Não por acaso é representado como um dragão em Apocalise 20:2. Ele tenta desviar nossa atenção, utilizar nossos pecados e os pecados dos outros para nos desesperar. Porém, como Leviatã, é um inimigo derrotado. A Palavra de Deus diz que com um sopro Jesus derrotará o servo de Satanás (2 Tessalonicenses 2:8). No livro de Apocalipse, podemos não entender detalhes, mas uma coisa sabemos. No final, o inimigo de nossas almas será derrotado e jogado no lago de fogo com seus seguidores (Apocalise 20:7-10).

Ler Apocalipse é como saber o final do filme em que o mocinho está perdendo feio, mas no final vencerá. Ou revendo partida de futebol no qual nosso time está sendo goleado, mas no final vira o jogo. 

Sim, o time de Jesus foi goleado na sexta-feira às 15:00 horas, mas virou o jogo e foi vitoriso no domingo de manhã quando Jesus venceu a morte. Por isso celebramos todos os domingos, na ceia do Senhor, a vitória de Jesus sobre o mal, sobre Leviatã, que no livro de Jó representa as forças do mal.

APLICAÇÃO PARA A VIDA DIÁRIA

Pense nos seus Leviatãs, não importa quais sejam, se está doendo ou assustando, se causa medo, pode não ser importante pra mim, pra você é e também para seu Pai celestial que ama você (1 Pedro 5:7).

Uma doença, o desempregado, esta Covid, uma autoridade ou pessoa que nos persegue.

Deus devolveu tudo a Jó, pois precisava mostrar naquele momento todo o seu poder, tendo em vista a cultura da época.

No nosso caso, um dia, na volta de Jesus, Deus destruirá os “Leviatãs” que nos assombram, especialmente a morte e Satanás. 

E nos levará seguros para o seu reino, inabalável (Hebreus 12:28), espiritual, onde, transformados, também teremos corpos espirituais (1 Coríntios 15:53-54). Ele venceu a morte por nós.

CONCLUSÃO

Quem é o Leviatã da tua vida perto do Todo-Poderoso?

Digamos, pois, para nossos leviatãs modernos: “O meu Pai, o meu Deus é o Todo-Poderoso e no tempo dele, destruirá você”

O que nos assusta? Parece impossível de superar?

O medo do divórcio? O medo da doença? O medo da morte? O medo do desemprego? O medo do olhar do outro? Que monstro terrível tem tirado a a minha paz ou a sua paz? O pecado que quer colar em nós? (Hebreus 12:1).

“Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; 39nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.” – Romanos 8:38-39 (NTLH)

Nada no Universo inteiro é capaz  de tirar de nós, que olhamos para Jesus Cristo com fé, a vitória que é nossa conquistada por Ele na cruz do calvário. Nem a morte, nem a vida, nem as maiores forças do mal representadas no livro de Jó pela figura de Leviatã. Aleluia!

Nota: mensagem pregada na igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, no dia 04 de abril de 2021.