fbpx
QUERO SER DESSE TIME: OS ELOGIADOS POR DEUS

QUERO SER DESSE TIME: OS ELOGIADOS POR DEUS

“Ele me disse: — Daniel, homem muito amado, esteja atento às palavras que vou lhe dizer. Fique em pé, porque fui enviado para falar com você. Enquanto ele falava comigo, eu me pus em pé, tremendo. Então ele me disse: — Não tenha medo, Daniel, porque as suas palavras foram ouvidas, desde o primeiro dia em que você dispôs o coração a compreender e a se humilhar na presença do seu Deus. Foi por causa dessas suas palavras que eu vim.” – Daniel 10:11-12

“E disse: — Não tenha medo, homem muito amado! Que a paz esteja com você! Anime-se! Sim, anime-se! Enquanto ele falava comigo, fiquei fortalecido e disse: — Fale agora, meu senhor, pois as suas palavras me fortaleceram.” – Daniel 10:19

O texto de hoje é um dos meus favoritos, pela maneira como o ser celestial que, pela descrição, pode ter sido Jesus antes de tornar-se um ser humano no Novo Testamento (vs. 5-6), refere-se a Daniel. Por duas vezes Daniel é chamado de homem muito amado. Que privilégio tem o profeta em receber esse elogio e aprovação de Deus.

Na Bíblia Deus ama todas as suas criaturas e sempre procura lhes fazer o bem. No entanto, é inegável que aquelas pessoas que o buscam e se dedicam ao Senhor, Ele tem um carinho todo especial e vemos isso pelos adjetivos que o próprio Senhor lhes dá.

Podemos pensar em Abraão, chamado de seu amigo (Isaías 41:8), Em Noé, chamado de homem íntegro e justo (Gênesis 6:9), em Jó, chamado de homem íntegro e reto (Jó 1:8), em Davi, o homem segundo o seu coração (Atos 13:22). Já há algum tempo tenho apreciado o “muito amado” que Daniel recebeu. E quero destacar as razões dele ser tão apreciado por Deus.

Uma pessoa que com cerca de 15 anos resolveu firmemente no seu coração não contaminar-se com o sistema babilônico (1:8), um homem que era tão íntegro que seus inimigos vasculharam sua vida, mas não tinham nada que acusá-lo (6:4-5), a não ser sua dedicação a Deus, uma pessoa que constantemente buscava a Deus em oração e também na leitura da Palavra de Deus (9:2), que quando ordenado que fizesse algo que contrariava sua fé, estava disposto a morrer na cova dos leões a deixar de ter comunhão com o seu Deus (6:10).

Por isso que Deus ama tanto Daniel, faz questão de dizer isso para o profeta e parece ter prazer em elogiá-lo. Pois o histórico de Daniel é de uma pessoa que manteve uma constância em sua dedicação ao Senhor. Vejamos as palavras ditas a respeito do profeta no livro de Ezequiel: 

“Mesmo que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.” – Ezequiel 14:14

Deus está dizendo neste texto: Querem saber o nome de pessoas que me agradam pela vida justo que levam? Eis aí os nomes, e Daniel está entre eles.

Lembro ainda das palavras do ex-cego, após ser curado por Jesus:

“Sabemos que Deus não atende a pecadores. Pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.” – João 9:31

Essa palavra não é totalmente verdadeira, pois, se Deus não atendesse pecadores, nenhum de nós seria atendido. Porém, dá para entender o que o cego quis dizer: Deus se alegre com aquele que pratica a vontade dele e seus ouvidos estão atentos às suas súplicas, algo confirmado pelo apóstolo Pedro:

“Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal.” – 1 Pedro 3:12

Sim, meus amigos e irmãos, não entremos na conversa dos rebeldes, que gostam de dizer que “somos todos pecadores e ninguém é perfeito” e muitas vezes utilizam essa frase para justificar sua vida de desobediência.

Sejamos do time de homens como Noé, Jó, Abraão, Davi e, hoje, especialmente Daniel, pessoas cujos corações pulsam “Deus” e vivem todos os dias, lutando, utilizando o poder do Espírito Santo para viverem em justiça, retidão, integridade e santidade.

“Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” – Hebreus 12:14. 


Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?