fbpx
RECEITA DA FIDELIDADE

RECEITA DA FIDELIDADE

“No primeiro ano do reinado de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, que foi constituído rei sobre os caldeus, no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que, de acordo com o que o Senhor havia falado ao profeta Jeremias, a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos. Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, vestido de pano de saco e sentado na cinza.” – Daniel 9:1-3

O capítulo 9 de Daniel tem muitas lições e eu poderia destacar mais trechos, dada a quantidade de versículos inspiradores para nossa reflexão.

Porém, os primeiros três versículos nos ensinam como ter uma vida cristã vitoriosa, é um verdadeiro princípio para este fim.

Encontramos Daniel no ano de 539 AC, aproximadamente. É um ancião com mais de 80 anos e encontramos o profeta debruçado sobre livros, os escritos do profeta Jeremias e a lei de Moisés. A partir da leitura, porém, mais do que isso, do estudo das Escrituras, Daniel percebe que o tempo do exílio está no fim.

Ao ter essa revelação dada pelas Escrituras, Daniel, um homem que recebeu tantas revelações diretamente de Deus, começa a orar, clamar, suplicar e se humilhar diante do Senhor, pois diante do não arrependimento da maioria dos seus contemporâneos, Daniel pede que Deus use de sua misericórdia para com seu povo.

A humildade de Daniel é algo notável, pois, mesmo tendo vivido todos esses anos buscando viver em obediência a Deus, o profeta reconhece que somente por causa da misericórdia divina, será possível o fim do exílio. Quero destacar um trecho dessa verdade: 

“Ó Senhor, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti. Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos rebelamos contra ele.” – Daniel 9:8-9

O homem e a mulher de Deus sempre estão buscando conhecer a vontade do Senhor para suas vidas (Efésios 5:17). É esta busca é feita com tempo gasto na leitura, meditação e reflexão nas Escrituras Sagradas, a Bíblia. A pessoa de Deus não terceiriza sua fé, isto é, não busca em terceiros qual é a vontade de Deus, mas vai a fonte, a própria Palavra, pois entende que somente nela está a verdade de Deus (João 17:17).

Lamento quando noto hoje cristãos alimentando-se espiritualmente a partir da leitura de terceiros, por exemplo, religiosos e programas de cunho religioso. Este artigo tem como objetivo despertar em você, que o lê, um desejo de buscar diretamente na Palavra de Deus a verdade dele, como crianças recém-nascidas. Você deve ir muito além daquilo que tenho pessoalmente compreendido da Palavra.

“Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação.” – 1 Pedro 2:2

Em segundo lugar, conhecer a vontade de Deus em sua Palavra escrita, deve nos levar direto ao Senhor, em oração, buscando força nele para compreendermos o que estamos lendo e, uma vez compreendida a mensagem de Deus, teremos força e sabedoria para aplicar na vida a verdade aprendida.

Finalmente, ao conhecermos o jeito e o padrão de Deus, independentemente de onde estamos em nosso relacionamento com o Senhor, devemos criar em nós um senso de inadequação, pois, olhando para dentro de nós, sabemos que estamos longe desse padrão perfeito de Deus e precisamos da misericórdia dele sempre.

A realidade é que, por mais dedicados ao Senhor que sejamos, é a misericórdia dele que nos levará a sermos aprovados e ao céu na volta gloriosa do seu Filho Jesus.

Leitura da Palavra, uma vida de oração e humildade para reconhecer que precisamos todos os dias do Senhor, é a receita para uma vida cristã vitoriosa, até nosso encontro com o Senhor nos ares. 



Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?