Na igreja de Corinto, eles tinham muitos problemas cabeludos. Em certos aspectos eles eram piores que as pessoas que não temiam a Deus. Tratando de um dos muitos problemas, Paulo questionou se eles não tinham a solução entre eles mesmos.
“Para vergonha vo-lo digo. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade?” (1 Coríntios 6:5).
Esta pergunta é tão contemporânea! Todas as igrejas de Cristo deveriam ter, pelo menos, um sábio para julgar na igreja. Agora, como conseguir sabedoria divina?
Enquanto os conselhos populares são: confie em si mesmo, siga o seu coração, ouça o que eu digo, siga um coauch na internet, o verdadeiro conselho para a sabedoria é o temor ao Senhor.: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” (Provérbios 9:10).
Precisamos saber, o que é temer a Deus? Será apenas ter medo, respeito ou uma reverência tal? Segundo a Bíblia, “temer a Deus” não se refere a sentir medo ou pavor de Deus, como se Ele fosse um ser tirânico ou ameaçador. Pelo contrário, o “temor a Deus” é um conceito que enfatiza o respeito, a reverência e a submissão diante da grandeza, santidade e autoridade divinas. Temer a Deus implica viver de acordo com Seus mandamentos, buscar Sua vontade em nossa vida e reconhecer que Ele é soberano sobre todas as coisas. Esse temor reverente nos leva a evitar o mal, a buscar o bem e a desenvolver uma relação de confiança e amor com Deus.
Sabendo disso, podemos conseguir sabedoria da fonte e infinita. Melhor ainda, Deus quer dar sabedoria!
Não confie em si mesmo, não confie na sua memória, nos seus estudos ou na sua classe social. Confie em Deus para todas as coisas. E se você quer ter uma sabedoria infinita, então procure na fonte:
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1:5)
Este é um versículo inspirador da Bíblia, revela um princípio atemporal sobre a sabedoria divina sem reserva. Nele, Tiago nos encoraja a buscar a Deus com fé, sabendo que Ele é generoso em conceder sabedoria a todos que a buscam sinceramente. A sabedoria divina difere da sabedoria terrena, pois provém de uma fonte infinita e perfeita.
No mundo confundem conhecimento com sabedoria. Algumas pessoas que conheço são muito bem instruídos, estudaram em Universidades conceituadas, fizeram até mais do que uma Universidade. Alguns se formaram engenheiros, médicos, e até teologia, etc. Não lhes falta conhecimento, mas sim, sabedoria. Sabedoria tem aquele senhor na igreja que é um homem de oração, que não fez mais do que a 4a série ou até que nem sequer teve a oportunidade de estudar e procurar uma vida com condições melhores, mas sabe quem é o Senhor que a tudo pertence. “O temor ao Senhor, é o princípio da sabedoria”.
A sabedoria que vem de Deus não é restrita a um grupo seleto de pessoas, nem é concedida apenas em determinados momentos. Ela está prontamente disponível para aqueles que se humilham e reconhecem sua necessidade dela. Deus não guarda a sabedoria para si, mas a compartilha com todos que a buscam de coração aberto.
Ao buscar a sabedoria divina, encontramos discernimento para tomar decisões sábias, compreender os propósitos divinos e lidar com as adversidades da vida. A sabedoria de Deus nos capacita a viver uma vida significativa e alinhada com Seus princípios.
A sabedoria que vem de Deus está acessível a todos, sem restrições, e é uma dádiva generosa que enriquece nossa jornada espiritual e pessoal. Encontre a sabedoria na fonte e sem restrições. Use-a à vontade para a glória de Deus, de outra maneira, não seria sabedoria…