fbpx

SEJAMOS FIÉIS COMO O PROFETA JEREMIAS

“Antes de formá-lo no ventre materno, eu já o conhecia; e, antes de você nascer, eu o consagrei e constituí profeta às nações.”

Então eu disse: — Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: ‘Não diga: ‘Não passo de uma criança.’ Porque a todos a quem eu o enviar, você irá; e tudo o que eu lhe ordenar, você falará. Não tenha medo de ninguém, porque eu estou com você para livrá-lo’, diz o Senhor. Depois, o Senhor estendeu a mão e tocou na minha boca. E o Senhor me disse: “Eis que ponho as minhas palavras na sua boca.” – Jeremias 1:5-9

“Você, Jeremias, prepare-se e vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar a você. Não se assuste por causa deles, para que eu não tenha de fazer com que você fique assustado na presença deles.” – Jeremias 1:17

“Eles lutarão contra você, mas não conseguirão derrotá-lo; porque eu estou com você para livrá-lo, diz o Senhor.” – Jeremias 1:19

Estou lendo o livro de Jeremias, profeta cujo ministério durou do ano 627 até cerca de 586 AC. Portanto, ele foi o mensageiro de Deus por cerca de 40 anos e destaca-se a maneira fiel como falou a Palavra de Deus, mesmo sendo duramente castigado e perseguido por seus contemporâneos que não desejavam ouvir a Palavra de Deus, mas aquilo que lhes fosse conveniente.

Jeremias está entre aqueles sobre os quais a Bíblia diz que foram escolhidos antes do ventre materno como João Batista (Lucas 1:15) e Paulo (Gálatas 1:15).

Quando o profeta diz que não passa de uma criança, ele demonstra não somente humildade, mas relata o fato de ser mesmo muito jovem, ainda dependente de seus pais quando foi escolhido por Deus.

Da mesma forma como aconteceu com Isaías (Isaías 6), Jeremias é chamado por Deus e recebe a Palavra dele para falar não somente a Judá, mas também às nações. Por isso alguns chamam Jeremias de profeta às nações,

A ordem de Deus é que fale somente o que for a Palavra do Senhor, mesmo que para isso tenha que ser perseguido e, de fato, será. A promessa de Deus é que o Senhor o protegerá, pois o Senhor está com Ele. Lembra que algo semelhante Jesus disse a Paulo:

“Certa noite Paulo teve uma visão em que o Senhor lhe disse: — Não tenha medo! Pelo contrário, fale e não fique calado, porque eu estou com você, e ninguém ousará lhe fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” – Atos 18:9-10

No entanto, ser protegido por Deus não significa ser livre de todos os sofrimentos. Muitos chamam Jeremias de “o profeta chorão” exatamente porque ele sofreu muito durante o seu ministério e sua mensagem foi rejeitada pela grande maioria da nação. Seu maior sofrimento foi a rejeição do seu povo quanto a mensagem que ele pregava.

Quero destacar 4 lições que podemos aprender no capítulo 1 do livro:

1. Deus deseja nos chamar para servi-lo na pregação do evangelho. E ao fazer isso o Senhor irá nos equipar e preparar. Aliás, nossa preparação é todos os dias nos aprofundarmos não somente na leitura, mas especialmente no estudo da Bíblia. O cristão tem o Espírito Santo que o guiará em toda a verdade de Deus. Mas não fará isso sem que haja tempo investido na leitura, reflexão e memorização da Palavra de Deus.

2. O Senhor nos sustentará e nos fornecerá todo o necessário para a nossa missão. Desde que entendamos que o Senhor nos garante “o pão nosso de cada dia”. Que ser servidor de Deus não vai enriquecer ninguém, pois a fome do verdadeiro discípulo de Jesus consiste em fazer a vontade do seu Pai celestial (João 4:24). A mesma fome que seu Senhor, Jesus, teve.

3. Devemos ensinar somente aquilo que Deus nos revela em Sua Palava e mais nada. Eis algo desafiante e sério. Deus coloca vidas sob nossa responsabilidade e o destino eterno delas está em ensinarmos a pura e verdadeira Palavra de Deus. Somente isso. Mais uma vez exige de nós, seguidores de Deus, diligência e dedicação em tudo o que falamos e especialmente se nossa vida reflete aquilo que ensinamos. Além da humildade para promovermos a Deus e não nós mesmos.

4. Finalmente, o fato de nossa mensagem ser rejeita não mostra um problema em nós, mas no ouvinte, nem sempre disposto a fazer a vontade de Deus. Nossa parte é ensinar a mensagem. Ensinar falando e com a vida vivendo a Palavra. O resto é entre Deus e a pessoa a quem ensinamos. Lembremo-nos que dos 4 tipos de ouvintes, somente um cresce e frutifica, conformo nos ensina Jesus na parábola do semeador (Marcos 4:1-20).

Toda a minha leitura de Jeremias estou compartilhando nas redes sociais Whatsap e Facebook. Serão 51 dias úteis lendo, refletindo e meditando na Palavra de Deus que é nossa, dada pelo Senhor através do seu fiel profeta, Jeremias. Com certeza seremos muito abençoados.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?