fbpx

SÓ PODEMOS DAR AQUILO QUE TEMOS

Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”. Atos 3.6 NVI

Esse versículo faz parte da história da cura de um coxo por Pedro e João quando eles estavam se dirigindo ao templo. Ao serem perguntados pelo coxo se teriam algo para dar a ele, a resposta de Pedro foi essa do versículo 6. 

Toda a narrativa é bela e animadora, mas esse versículo em especial me chama a atenção. Ao tentar tirar do texto tudo que ele tem, encontramos um aprendizado precioso.

A resposta de Pedro é de uma beleza inigualável! Ao mesmo tempo que é de uma simplicidade tocante ela é de uma riqueza e profundidade insuperáveis!

O fato de dois simples pescadores que decidiram abandonar toda sua vida para seguir Jesus não possuírem nenhum bem material não é de admirar. O fato não é a constatação disso por Pedro, mas sim a maneira como ele lida com esse fato. Não se nota tristeza, desapontamento ou nenhum sentimento negativo. 

Ao contrário, as palavras de Pedro demonstram que tais coisas não lhe eram importantes. Logo que ele diz que não tem nada de bens materiais, ele diz aquilo que ele tinha de mais precioso, que na verdade é o que alguém pode ter de mais precioso na vida.

O que Pedro diz ter é Jesus. E foi isso que ele entregou para aquele coxo pedinte. E é isso que nos faz pensar a respeito.

Dar o dinheiro que, porventura, tivessem seria a coisa mais fácil a fazer. Não exigiria preocupação, sentimento ou envolvimento com o pedinte. Seria só dar uma quantia e pronto. Talvez seja o que muitas vezes fazemos quando alguém bate no vidro do nosso carro num farol para pedir ajuda. 

Oferecer Jesus é outra situação. Isso sim exige comprometimento, preocupação e envolvimento pessoal. Não há como apresentar Jesus para alguém sem ter um envolvimento com essa pessoa. E essa é a grande riqueza disso.

Pedro sabia muito bem a diferença entre ter algum bem material e ter Jesus. E essa diferença sobre o que ele possuía é que fica nítida na sua resposta àquele homem. 

Pedro e João não possuíam nem prata, nem ouro, nem nenhum bem material. Mas eram ricos por possuírem Jesus e suas bênçãos. Nada pode ser mais precioso em nossa vida.


Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?