fbpx

SORTE É TER DEUS

“Mas depois disto mudarei a sorte dos filhos de Amom, diz o Senhor.” – Jeremias 49:6

“Mas, nos últimos dias, mudarei a sorte de Elão, diz o Senhor.” – Jeremias 49:39

O título do artigo desta semana é uma frase muito dita por um irmão em Cristo e amigo querido, o Vitor, da igreja de Deus nos Pimentas. Lembrei desta frase dele ao ler o capítulo 49 do livro de Jeremias.

No livro de Jeremias, Deus é o grande Rei de todas as nações. Israel é a nação escolhida por Deus e por causa de sua rebeldia, irá para o exílio babilônico. Porém, há profecias de juízo para as nações vizinhas e no após falar sobre esse juízo, há a expressão: “mas depois disto mudarei a sorte”. Além dos textos citados acima, podemos ver ainda essa ideia nos textos a seguir:

Então também rejeitarei a descendência de Jacó e de Davi, meu servo, de modo que não tome da sua descendência quem domine sobre a descendência de Abraão, Isaque e Jacó. Porque restaurarei a sua sorte e deles me compadecerei.” – Jeremias 33:26

“Contudo, mudarei a sorte de Moabe, nos últimos dias”, diz o Senhor . Até aqui o juízo contra Moabe.” – Jeremias 48:47

De fato, nos últimos dias a sorte de todas as nações da terra seriam mudadas, quando o evangelho de Jesus Cristo fosse dirigido a todas elas. Não mais Israel seria o preferido, mas, em todas as nações, qualquer pessoa que buscasse o Senhor o encontraria.

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” – Mateus 28:19

“Então Pedro começou a falar. Ele disse: — Reconheço por verdade que Deus não trata as pessoas com parcialidade; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.” – Atos 10:34-35

Outro ponto importante, que quero destacar, é que somente Deus pode mudar a sorte de uma pessoa ou de uma nação. Desta maneira, por mais que ajudemos uma pessoa, sem levá-la ao conhecimento de Deus e de seu propósito para toda a humanidade, o trabalho ficará incompleto. Podemos ajudar uma pessoa em suas necessidades materiais, a ter um casamento melhor, a lidar melhor com suas compulsões, mas, sem o evangelho, sua sorte, isto é, seu destino, não mudará. Talvez viva alguns anos melhor aqui na terra, mas sem a garantia que Jesus nos dá, de uma eternidade feliz na presença do Pai celestial.

Finalmente, pensando em nação, para mudar a sorte do Brasil, para que seja uma nação melhor para se viver enquanto Cristo não volta, o papel dos cristãos não é meterem-se na política, tomarem lado, mas continuarem pregando o evangelho para todos e orando pela nação onde vivem, pois, como na época do exílio babilônico, na paz da nação onde viver o povo de Deus, encontrará a sua própria paz.

Procurem a paz da cidade para onde eu os deportei e orem por ela ao Senhor; porque na sua paz vocês terão paz.” – Jeremias 29:7

“Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas. Orem em favor dos reis e de todos os que exercem autoridade, para que vivamos vida mansa e tranquila, com toda piedade e respeito.” – 1 Timóteo 2:1-2.

Sim, sorte é ter Deus. E não depende do acaso, mas da decisão firme de dizer: “Sim, a partir de hoje, Jesus é meu Senhor e Salvador”. Meu desejo é que você lê este artigo já tenha tomada essa boa decisão, que mudará a sua sorte. Por toda a eternidade.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?