UM DE DEZ

A Bíblia nos relata a história de 10 leprosos que foram curados por Jesus em Lucas 17.11-19: – “A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia. Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz:

“Jesus, Mestre, tem piedade de nós! ” Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? “Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”. NVI

Eu sempre tenho por hábito, e incentivo os irmãos a fazerem isso, me colocar “dentro” das passagens, como se fosse um dos personagens ou se estivesse vendo acontecer pessoalmente. É claro que isso é impossível na prática, mas quando você usa esse artifício as lições tiradas são muito maiores.

Imagine a cena. Jesus neste povoado entre Samaria, com moradores considerados impuros e pecadores pelos judeus e Galiléia, cidade onde Jesus passou grande parte de seu ministério. Nesse povoado 10 leprosos vão se dirigir a ele e de longe vão ficar gritando para chamar sua atenção, certamente esperando por cura para sua doença que tanto os afligiam e os deixavam impuros e afastados da sociedade.

Jesus vai mandá-los irem até o sacerdote, o que era o que a lei de Moisés ordenava fazer (Levítico 14); o sacerdote deveria examinar o leproso para ver se ele realmente estaria curado. No caminho até o sacerdote todos ficam curados, sendo que só um deles volta para louvar e agradecer a Jesus, e este era samaritano.

Jesus vai questionar isso, indagando o fato de apenas um deles voltar para agradecer, sendo esse samaritano, o que nos leva a crer que entre os outros 9 havia também judeus. Notem que nesse grupo de pessoas sofrendo pela doença, que era tão relacionada ao pecado na sociedade de então, estavam pessoas que numa situação normal nem sequer cogitaram estar juntos. Acabaram sendo unidas pela doença e infortúnio.

Jesus vai dizer a esse samaritano que a fé dele o havia salvo. Mais uma vez Jesus vai ensinar que não é aquele que é considerado pecador (no caso, o samaritano) que não pode ter fé e receber o perdão, enquanto que aqueles que se consideram “bons e perfeitos” (no caso os judeus) nem sempre vão demonstrar fé e gratidão ao Senhor.

Essa cura dos leprosos ensina muito para nós, desde que consigamos enxergar nas entrelinhas a maneira como nosso Deus age. Estejamos sempre atentos.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos