Uma Panorâmica da Bíblia: do Gênesis ao Apocalipse

Se você, como eu, lê a Bíblia todos os dia, já sabe que a Bíblia é um livro extraordinário e incomparável, composto por sessenta e seis livros escritos por cerca de quarenta autores diferentes durante um período de um milênio e meio, isto é, forma mil e quinhentos anos. Apesar desse fato inegável, a Bíblia tem uma única mensagem central expressa em apenas um nome, um personagem: é a história da redenção de Deus para a humanidade através de seu Filho Jesus Cristo. Três grandes atos históricos contêm o plano da salvação humana, que são: Jesus está vindo, Jesus está aqui e Jesus está voltando.

Jesus Está Vindo! –  Gênesis 1:1 → Malaquias 3:18

O primeiro ato no palco da história começa com a criação do mundo e logo lá promete um Salvador para a humanidade. No início, Deus criou os céus e a terra em Gênesis 1:1. Este é o começo da história de Deus, da história da humanidade. Em Gênesis 3, o homem cai em pecado e esta história nós conhecemos muito bem. No entanto, o Senhor promete que a descendência da mulher esmagaria a cabeça da serpente (satanás). Jesus Cristo é essa semente. A partir daí, Deus confirma Sua aliança com Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi e outras figuras do Antigo Testamento. No último capítulo do Antigo Testamento, Malaquias 3:18, o Senhor diz que o dia do Senhor está chegando e trará justiça e redenção para a humanidade.

Jesus Está Aqui – 2. Mateus → Atos 1:11: Jesus Está Aqui!

O segundo ato da Bíblia é o cumprimento da promessa. Jesus Cristo, o Messias, nasce, vive, morre e ressuscita, cumprindo todas as profecias do Antigo Testamento. João 1:14 diz:

“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós, cheia de graça e verdade”.

Jesus veio ao mundo para mostrar o amor de Deus – através de seus ensinamentos, curas e, finalmente, seu sacrifício na cruz, pelo qual redimiu a humanidade. Após sua ressurreição, Jesus retorna ao céu, mas promete voltar um dia. Atos 1:11 registra os anjos dizendo aos discípulos:

“Este Jesus, que foi levado ao céu, voltará da mesma maneira que vocês o viram ir”.

Jesus Está Voltando! – 3. Atos 1:11 → Apocalipse 22:21

O terceiro e último ato da Bíblia e da história da humanidade, ato qual estamos vivendo agora, começa com a ascensão de Jesus e dura até hoje, enquanto os discípulos ainda aguardam seu retorno. Durante este período, já no primeiro século, a Igreja é estabelecida e o evangelho é pregado em todo o mundo. O Novo Testamento é o começo e o fim. Por ele começa uma nova vida e por ele seremos julgados perante o trono de Deus (João 12). Os cristãos são chamados a viver pela fé enquanto aguardam o retorno do Salvador. A Bíblia nos enche de esperança e encorajamento. 1 Tessalonicenses 4:16-17 diz:

“Pois o próprio Senhor descerá do céu, com um brado de comando, com a voz do arcanjo e com a trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, nós, os que ainda estivermos vivos e permanecermos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares”.

Apocalipse, o último livro da Bíblia escrito pelo apóstolo João mediante revelação de Jesus Cristo, revela o triunfo final de Cristo já reinando através da igreja sentado no seu trono, satanás preso, a destruição do mal e a criação de um novo céu e uma nova terra. A Bíblia termina com a promessa: “A graça do Senhor Jesus seja com todos”.

Conclusão

A Bíblia, enquanto livro, é um documento complexo para quem não a lê e desafiador para os que a leem e querem obedecer que nos fornece, com detalhes (mas sem datas futuras) a trajetória que o plano que Deus estabeleceu para a humanidade, seja o crente ou o incrédulo.

Do começo do mundo até a segunda vinda de Cristo, a Bíblia conta a história da redenção, do amor e da esperança de Deus. Jesus está vindo (VT), Jesus está presente (NT) e Jesus está voltando! A mensagem central da Bíblia nos desafia a viver vidas de fé, santidade,  obediência e esperança, esperando ansiosamente a volta de nosso Salvador. Como discípulos de Cristo, esses conceitos devem impregnar todas as nossas ações, preenchendo nossos corações com uma paz divina que só a expectativa do cumprimento das promessas divinas pode alcançar.