“Davi permaneceu no deserto, nos lugares seguros, e ficou na região montanhosa no deserto de Zife. Saul buscava-o todos os dias, porém Deus não o entregou nas suas mãos.” – 1 Samuel 23:14
Estou lendo o livro de 1 Samuel e acompanhando as aventuras de Davi, futuro rei de Israel, fugindo do rei Saul, que o persegue implacavalmente.
A perseguição do rei para com o salmista de Israel foi tanta que ele chegou a afirmar para seu amigo Jônatas: “Jônatas, há apenas um passo entre mim e a morte” (1 Samuel 20:3-b).
Sim, de fato, havia um exército inteiro perseguindo Davi. Saul havia abdicado de governar e tinha como principal meta dar um fim naquele que julgava ser seu maior inimigo. Mesmo com um pequeno exército de 400 homens, Davi não conseguiria vencer um exército inteiro do rei. Ela era considerado um fora da lei pelo governo de Israel e devia ser eliminado a qualquer custo. Por anos houve apenas um passo entre Davi e a morte.
O primeiro texto que abre este artigo enche o meu coração de alegria e esperança: o mal somente atingirá o servo de Deus se o Senhor permitir. E se permitir, tenhamos a certeza, alguma bênção, algum ensinamento, algo de bom Ele quer levar para aquele que nele confia.
Davi continuava fugindo de Saul. O rei estava obcecado com a ideia de prendê-lo e, claro, matá-lo, pois sabe que o salmista foi escolhido por Deus para ficar no seu lugar.
O que Saul não lembrava, como toda a pessoa afastada de Deus não lembra, é que Deus continuava reinando e protegendo o seu ungido Davi, que não adiantava nada aquela busca, pois, enquanto Deus não permitisse, Davi não seria preso, pois “Saul buscava-o todos os dias, porém Deus não o entregou nas suas mãos”.
No texta abaixo vemos esta proteção de Deus manifestada:
“Saul ia de um lado do monte, e Davi e os seus homens, do outro. Davi se apressou em fugir para escapar de Saul, porém este e os seus homens cercaram Davi e os seus homens para os prender. Então veio um mensageiro a Saul, dizendo: — Venha depressa, porque os filisteus invadiram a terra.” – 1 Samuel 23:26-27
Davi e seus homens estão cercados pelo rei que provavelmente já estava celebrando a vitória contra seu inimigo. De repente (Deus é cheio desses de repentes) alguém diz: “os filisteus atacaram” desarmando o plano macabro de Saul e livrando mais uma vez Davi.
Sim, enquanto era perseguido por Saul, Davi sofreu, teve momentos de angústia e mesmo de dúvidas se permaneceria vivo. Porém, mesmo nas dúvidas, Deus não o deixou de proteger. Na obsessão do rei, Davi era procurado todos os dias, mas também todos os dias ele tinha a proteção e o cuidado do Senhor dos Exércitos.
APLICAÇÃO
Hoje não é diferente. Podemos confiar em Deus sem reservas, e sabe de uma coisa, meus irmão, preciso todos os dias convencer minhas emoções disso. Sim, minha mente confia, tento viver por fé diariamente. Porém nem sempre as minhas emoções caminham juntas com a fé e a razão. Gosto de um hino que diz:
“Eu sei que estás comigo, Senhor, ainda que meus sentimentos digam ‘não!'”
É isto. Como Paulo escreveu em Romanos 8:31: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
Penso nisso também quando lembro da pandemia que estamos vivendo. Centenas de milhares de pessoas atingidas, milhares mortas, a qualquer momento ela pode me atingir, atingir aqueles próximos que me são tão importantes. Então minha fé me faz lembrar: “se Deus permitir”. E se Ele permitir, haverá um propósito nisso, que somente Ele sabe. Sim, irmãos, se estamos nos cuidando, tomando as precauções e formos atingidos, tenhamos a certeza, teve a permissão do Todo-Poderoso. Por mais que nos cuidemos, o verdadeiro cuidado está nas mãos de Deus.
No texto de hoje Davi havia se refugiado no deserto, nos lugares seguros, mas mesmo ali o exércirto de Saul foi capaz de localizá-lo. Felizmente o futuro rei de Israel estava guardada sob as asas do Onipotente (Salmo 91:1-2) e por esse motivo o rei não pôde em momento algum fazer-lhe mal.
Outros males querem nos atingir além dessa doença, o desemprego, a violência do dia a dia, são tantas as possibilidades, pense naquelas coisas que mais lhe causa pavor, meu irmão, minha irmã. Porém, o filho de Deus, o discípulo de Jesus, está debaixo das asas do Todo-Poderoso e debaixo dessas asas, estará sempre seguro, aconteça o que acontecer.
Há ainda algo interno, que também é nosso inimigo, o pecado que tenta todos os dias nos levar para longe da proteção de Deus e mesmo contra este podemos contar com o precioso sangue de Jesus que todos os dias nos limpa, nos mantém mais alvos do que a neve. Temos ainda o Espírito Santo habitando em nós, que nos dá capacidade de dia a dia vencermos o pecado.
Gosto do que o salmista diz no Salmo 124:
“Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado — Israel que o diga —; não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os nossos inimigos se levantaram contra nós, eles nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós. As águas nos teriam submergido, e a torrente teria passado por cima de nós; águas impetuosas teriam passado por cima de nós. Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos dentes deles. A nossa alma foi salva, como um pássaro do laço dos passarinheiros; rompeu-se o laço, e nós nos vimos livres. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.
CONCLUSÃO
Sim, se não fosse o Senhor, estaríamos perdidos presos no pecado. Não fosse o Senhor, nosso destino eterno seria o inferno. Não fosse o Senhor, estaríamos vivendo perdidos no meio deste mundo tão complicado.
Disse para um irmão esta semana: “não fosse Deus, eu já teria caído diante das ansiedades e preocupações da vida. Mas, todos os dias, posso chegar diante de Deus e lançar sobre Ele toda a minha ansiedade, minhas angústias, meus problemas e saber que em tudo isso Ele estará trabalhando na minha vida.”
Que esta certeza da presença de Deus nos dê a paz nesta semana que está iniciando, a paz que somente a pessoa que confia em Deus conhece e entende, a paz que excede todo o entendimento humano (João 14:27 e Filipenses 4:7).
E para você, que ainda não entregou sua vida nos braços de Deus, na pessoa de Jesus, hoje é o dia de iniciar uma caminhado ao lado dele, fazendo-o seu Pai celestial.
Nota: mensagem pregada no culto on-line do dia 31 de maio de 2020 na igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP. Esta e outras mensagens podem ser acessadas através do canal da igreja no You Tube. Esperamos sua visita lá.