“Mas você confiou em sua beleza, e a sua fama fez com que você se prostituísse; e você se ofereceu a todos os que passavam, para ser deles.” – Ezequiel 16:15
Todo o capítulo 16 do livro do profeta Ezequiel é Deus condenando os grandes pecados cometidos por Jerusalém e a razão de sua destruição.
Ele conta desde que Jerusalém tornou-se a capital do Reino de Deus Israel, com suas 12 tribos, até este momento, agora reduzida a capital de apenas 2 tribos e, mesmo assim, por não reconhecer o seu pecado, será destruída e seus moradores exilados.
Entre os pecados cometidos está a prostituição e adultério, presentes na idolatria da cidade, trocando Deus pelos ídolos das nações, mas também pecados sociais, quando a cidade deixou de atender ao pobre e necessitado, pelo contrário, o explorou (vs. 49).
Porém, no texto escolhido, quero destacar a razão da queda da cidade: orgulho, autossuficiência e seu próprio crescimento entre as nações. Jerusalém deixou de confiar em Deus para confiar em si mesmo. Algo bem presente na vida de seus reis, até mesmo os bons, como o rei Ezequias (2 Crônicas 32:25).
Costumo dizer que Deus precisa me manter em rédea curta. Caso contrário, pelo excesso de liberdade, por parecer que posso muito, posso me afastar do Senhor, de andar à sombra dele (Salmo 91:1).
Mas não sou apenas eu, parece que isto é humano. Quando somos fracos e dependentes de Deus, a tendência nossa é nos aproximar dele. Porém, nos momentos bons da vida, muitas vezes por bênçãos do próprio Deus, isto pode nos levar a ficarmos orgulhosos e pensar que todas as conquistas foram graças a nossa capacidade, não do poder de Deus. Podemos esquecer que somos simples vasos de barros habitados pelo poder supremo de Deus.
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que a excelência do poder provém de Deus, não de nós.” – 2 Coríntios 4:7
Andar com Deus, em obediência, traz crescimento em todas as áreas da vida, pois, obedecendo à maneira dele, a vida vai se tornando mais equilibrada em todas as áreas. No entanto, jamais podemos esquecer que tudo o que temos vem do Senhor e a glória e honra deve ser somente deles.
Além disso, jamais nos afastemos dele, trocando seus valores pelos valores do mundo sem Deus, como fez a cidade de Jerusalém.
Adultério na Bíblia não acontece apenas entre o homem e sua mulher. Adultério, muitas vezes, acontece quando o ser humano troca Deus por qualquer outro valor, pessoa ou coisa (Romanos 1:23).
Que sejamos, sempre, fiéis ao nosso Deus.