fbpx

DESAFIOS DA ESPERA – A espera sem ver

Seja você solteiro/a ou em um relacionamento este artigo pode falar contigo. Durante a espera por um namoro ou casamento eu considero três maiores desafios e quero compartilhar orientações bíblicas e dicas práticas de como lidar com eles. Nesta leitura vamos refletir sobre o primeiro: A espera sem ver.

“Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?” Romanos 8:25.

Eu me lembro até hoje do dia que meditei nesse versículo em uma pregação de domingo. De lá pra cá a minha espera teve um outro significado. Mas vamos lá, esperar por um relacionamento cristão sem ver “possibilidades” não é fácil né? Eu sei como é. Mas a espera e confiança em nosso Pai é isso, depositarmos toda nossa confiança Nele, mesmo sem vermos. Antes de ressuscitar Lázaro, Jesus apenas olhou para o céu e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste.” João 11:41.

Nosso Deus é um Deus que “dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem como se já existissem” Romanos 4:17. Talvez eu e você só precisamos agir segundo o poder do nosso Pai. Precisamos viver como se Ele já tivesse feito o que de fato o fará. Agradecer tem muito poder, pois quando você agradece, sente e visualiza como uma realidade, foi o que Jesus fez. Isso pode se aplicar à nossa vida amorosa com certeza, pois Deus se importa com todas as nossas necessidades (Fl 4:19).

Se ainda solteiro/a, aja e se organize como alguém já comprometido, respeitando e tendo cuidado com pessoas do sexo oposto, por exemplo. Reservando momentos da sua rotina para investir no relacionamento. Mas se ele não existe, como faço isso? Use esse momento para orar pela pessoa que você espera, clamar ao SENHOR que prepare você para recebê-la a fim de que tudo seja de acordo com a vontade e padrões de Deus. Quando eu ainda não tinha namorado reajustei minha agenda deixando mais tempo livre no sábado e domingo, porque eu já imaginava que seria alguém de outra cidade (já que na minha congregação não havia rapaz cristão).

Se você já está em um relacionamento, mas está esperando pelo casamento com muitas dúvidas e receios, traga à sua mente a realidade que deseja viver em seu lar. Ore e agradeça ao SENHOR pelo casamento forte, saudável e puro que vocês terão como se já o tivessem. Peça ajuda de Deus para que você consiga desempenhar bem seus papéis e responsabilidades, os quais vêm juntos à essa grande benção. E agradeça pela transformação que Ele já está fazendo em você, isso é fé. Precisamos agir pela fé.

Lembre-se, porém, que há uma espera ainda maior e inegociável: a vida eterna nos céus.

“Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança” Lamentações 3: 21-24.

 

Vale a pena obedecer ao SENHOR, esperar e confiar nEle!