fbpx
A INTEGRIDADE QUE DEUS ESPERA

A INTEGRIDADE QUE DEUS ESPERA

“Em seu meio, desprezam o pai e a mãe, praticam extorsões contra o estrangeiro e são injustos com o órfão e a viúva.” – Ezequiel 22:7

“Em seu meio, homens têm relações com a mulher do próprio pai e abusam da mulher no período da sua menstruação. Um comete abominação com a mulher do seu próximo, outro contamina vergonhosamente a sua nora, e outro abusa da sua irmã, filha de seu pai. Em seu meio, aceitam suborno para derramar sangue. Você emprestou com usura e cobrou juros. Você explorou o seu próximo com extorsão. Mas de mim você se esqueceu, diz o Senhor Deus.” – Ezequiel 22:10-12

“Os seus sacerdotes transgridem a minha lei e profanam as minhas coisas santas. Não fazem distinção entre o santo e o profano e não ensinam a diferença entre o puro e o impuro. Não respeitam os meus sábados, e assim sou profanado no meio deles.” – Ezequiel 22:26

“O povo da terra pratica extorsão e anda roubando. Fazem violência aos pobres e necessitados, e injustamente oprimem os estrangeiros.” – Ezequiel 22:29

O texto desta semana, escrito na época do exílio de Israel, mostra a pessoa que Deus procura, isto é, uma pessoa íntegra em todas as áreas de sua vida e não somente uma pessoa religiosa.

Jerusalém será castigada exatamente porque Deus não encontrou no meio dela sequer um homem íntegro (vs. 30), que pudesse interceder pela cidade.

A integridade envolve, sim, buscar a Deus, através de um constante contato com ele, na época de Ezequiel, na guarda do sábado. Hoje o povo de Deus reúne-se semanalmente no primeiro dia da semana, para celebrar a ceia do Senhor, porque este foi o dia da ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

Porém, servir a Deus é muito mais do que isso. Vejamos algumas das áreas destacadas no capítulo de hoje:

  1. Amar os pais, não explorar o necessitado, no Velho Testamento, representando pelo órfão e pela viúva. A pessoa de Deus tem valores morais e religiosos, sim, mas também tem valores sociais. E a sociedade que é influenciada por Deus também se mostra valorizando tais valores, de cuidar do vulnerável e do mais fraco.
  1. Sim, há valores morais, com uma vida sexual da maneira como Deus quer: o homem e sua mulher na constância do casamento, O que ultrapassar isso é desaprovado por Deus. Lembrei da igreja em Corinto onde um homem atreveu-se a possuir a mulher do próprio pai (1 Coríntios 5). O afastamento de Deus faz as pessoas desvirtuarem tudo de bom que Deus criou, e a sexualidade é uma delas. Vivemos dias assim atualmente.
  1. Naquela época, os sacerdotes, que deviam ensinar o povo a diferença entre o santo do profano, o certo do errado, o puro do impuro, não faziam isso. Hoje em dia vemos muitos líderes religiosos apenas interessados em dinheiro e poder e não em orientar as pessoas para que vivam da maneira como o Senhor deseja. Muitos, como costumo dizer, parecem palestrantes de autoajuda, apenas interessados em levantar o ego das pessoas. Não mostram a maneira certa de viver, baseada nas Escrituras Sagradas (2 Timóteo 3:16-17).

Para finalizar, quero destacar que o Senhor Deus não muda, ao contrário da sociedade. Não é a vontade de Deus que se amolda à cultura é a cultura que deve se amoldar a vontade de Deus. Vejamos como o mesmo texto de hoje é repetido no Novo Testamento:

“A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo.” – Tiago 1:27

Seguir a Jesus deve nos levar a sermos íntegros, em todas as áreas de nossa vida e não somente naqueles que temos facilidade ou nos é conveniente.


Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?