“Então o diabo o levou para um lugar mais alto e num instante lhe mostrou todos os reinos do mundo.
E disse: — Eu lhe darei todo este poder e a glória destes reinos, porque isso me foi entregue, e posso dar a quem eu quiser.
Portanto, se você me adorar, tudo isso será seu.
Mas Jesus respondeu: — Está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.” – Lucas 4:5-8
As tentações do diabo a Jesus parecem seguir a lógica das tentações durante toda a história, começando com Adão e Eva. Ele age colocando dúvida no coração da pessoa, sobre sua identidade com relação a Deus. Adão e Eva tinham comunhão contínua com o Senhor, mas, mesmo assim, Satanás tenta deixar uma pontinha de dúvida sobre as intenções de Deus e seu cuidado. Ao mesmo tempo, o tentador lança mão de meias verdades que, como costumo dizer, meia verdade é uma mentira ainda pior, pois dificulta reconhecer a mentira. E termina oferecendo algo que somente Deus pode conceder.
Depois de tentar fazer Jesus deixar de confiar inteiramente em Deus para suas necessidades básicas, como alimento, como faz conosco hoje, o diabo tenta seduzir Jesus com o poder.
Dinheiro, sexo e poder, alguém já disse, são as três forças utilizadas por Satanás para controlar o ser humano. No caso do dinheiro e o poder, basta olhar o mundo e ver que eles estão por trás das maiores atrocidades humanas. As guerras, a corrupção, o roubo, a desonestidade, entre outros, quase sempre vêm do desejo humano de controlar sua vida, numa visão de independência de Deus. E controlar também a vida dos semelhantes.
O desejo pelo poder corrompe nossos políticos, mas não somente eles, o desejo pelo poder corrompe todo agrupamento humano. Até mesmo a igreja do Senhor precisa vigiar constantemente, ter os olhos de Jesus, para enxergar as tentações do diabo nesse quesito. Precisamos, vez após outra, pedir a Deus que nos mantenha em rédea curta, Basta um pouquinho mais de dinheiro para comprarmos e fazermos o que queremos, e pior, poder para influenciar e, pronto, nos tornamos presas fáceis de Satanás.
Finalmente, apesar de Jesus chamar Satanás de “príncipe deste mundo” (João 12:31), o diabo mente ao dizer que todo o poder pertence a ele. Ele mente porque é ardiloso, sagaz (Gênesis 3:1), foi assim desde o princípio e sua especialidade é enganar os seres humanos, é o pai da mentira (João 8:44).
Por isso, contra as mentiras de Satanás, precisamos, como Jesus, lançar mão da Bíblia, as Escrituras, a espada do Espírito (Efésios 617) e dizermos em alto e bom som: “está escrito…” e nos guiarmos pela hoje Palavra escrita de Deus.
No mais, o diabo prometeu todos os reinos do mundo para Jesus, mas o Senhor não fez caso disso e no final pôde dizer:
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.” – Mateus 28:18
“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” – Filipenses 2:10-11
Jesus renunciou ao poder e às riquezas e fez de Deus sua maior riqueza. Ao fazer isso, foi exaltado por Deus Pai. É o que acontecerá conosco se decidirmos não adorar a Mamon, o dinheiro ou mesmo o poder. No final, seremos exaltados por nosso Deus. Como aconteceu com Jesus:
“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte.” – 1 Pedro 5:6.