“O Senhor detesta balanças desonestas, mas o peso justo é o seu prazer.” – Provérbios 11:1
O texto de hoje enche meu coração de alegria, esperança, temor e confiança.
Vivemos num mundo injusto onde boa parte das pessoas quer se dar bem, mesmo que para isso prejudique o seu próximo.
Ficamos sabendo de postos de gasolina que vendem o combustível
https://youtu.be/Ho_840qRdi4adulterado, outros que fraudam as bombas. De vez em quando vemos que produtos à venda no mercado têm peso inferior àquele anotado em sua embalagem. Ou seja, somos enganados o tempo inteiro.
O texto de hoje enche meu coração de alegria e esperança por saber que tudo isso, muitas vezes invisível aos nossos olhos, estão escandalosamente descobertos aos olhos de Deus e Ele, justo e santo como é, no momento certo, dará a devida paga ao desonesto, àquele que aumenta a sua renda através do engano e da mentira.
Veja bem o texto: “O Senhor detesta balanças desonestas” e na Bíblia, Deus é o defensor dos oprimidos e explorados. O opressor só parece que se dará bem, mas, no final, em especial no Dia do Juízo Final o segredo do coração de cada um de nós será revelado (Romanos 2:16).
Claro que muito do que fazemos de bem ou de mal neste mundo, aqui mesmo receberemos a devida recompensa. Mas a justiça completa será lá no céu, na volta gloriosa do Senhor.
Por outro lado Deus tem prazer na justiça e no que vive como justo de Deus. Isto me faz lembrar o que diz o salmo 15, que mostra quem Deus deseja que habite com Ele:
“Aquele que jura e cumpre o que prometeu, mesmo com prejuízo próprio.” – Salmos 15:4
Sim, Deus alegra-se com o honesto, com o que cumpre o que prometeu, vive na verdade, não quer nada que não seja seu, que nega-se ganhar alguma coisa na base da desonestidade.
Hoje em dia, mesmo pessoas que afirmam pertencer a Jesus, justificam sua falta de integridade com o mundo iníquo em que vivemos, afirmando que sem um pouco de desonestidade serão passados para trás e por isso agem com um “pouco de mentira”, afinal, ninguém é perfeito.
O justo de Deus não é assim. Vive na integridade, na honestidade e na verdade. Quando vacila e conta uma mentira logo a consciência o acusa e ele volta atrás, tenta consertar o que fez de errado. O justo de Deus pode ter certeza que lá no céu o Senhor o olha com alegria e as palavras que Ele disse a Noé, ele também dirige à pessoa que vive em integridade.
“O Senhor disse a Noé: — Entre na arca, você e toda a sua família, porque reconheço que você tem sido justo diante de mim no meio desta geração.” – Gênesis 7:1
Sim, aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, não se deixa influenciar pelos maus, procura viver ao lado dos justos e todos os dias medita na Palavra de Deus, desejoso de viver da maneira como o seu Criador e seu Pai celestial deseja que ele viva.
Vivamos, pois, todos os dias, em justiça, integridade, retidão e santidade diante de Deus e das pessoas que nos rodeiam.