fbpx

CUIDADO COM A INGENUIDADE

Estudo”O ingênuo dá crédito a tudo o que se diz, mas o prudente reflete antes de dar um passo.” – Provérbios 14:15

De vez em quando ouvimos notícias de pessoas que foram vítimas de estelionato, de enganadores, que perderam muito dinheiro. Normalmente foram pessoas que precipitaram-se em tomar decisões a partir do que lhes foi dito por alguém que nem conheciam, mas deram crédito às suas palavras. São chamadas de ingênuas pelo autor do livro de Provérbios.

Quantas notícias são compartilhadas no Facebook e demais redes sociais. Promoções “imperdíveis”, ofertas tentadoras e até mesmo elogios ou críticas contundentes na política. O ingênuo vai logo compartilhando sem verificar a veracidade. De vez em quando é corrigido por aqueles que vão a fundo, verificam antes. O ingênuo passa a vergonha de divulgar mentiras.

O pior é que as pessoas também fazem isso em algo tão importante como o destino eterno de suas almas. Acreditam naquilo que pastores, padres, guias religiosos ensinam sem buscarem conhecimento na verdade absoluta da Palavra de Deus, a Bíblia.

Algumas até buscam conhecer a Bíblia, mas a partir da interpretação de pseudo-profetas. Elas mesmas não fazem o trabalho de pesquisarem, utilizando a própria Bíblia para interpretar e aceitam a interpretação que os “profissionais religiosos” fazem. Acreditam muitas vezes numa mentira que pode ter efeito danoso sobre seu destino eterno. Não é assim que age o prudente, o sábio.

No Novo Testamento o povo de Tessalônica faz parte da turma dos ingênuos, pois recusaram a Palavra de Deus ao darem ouvidos aos enganadores.

“Ora, estes de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” – Atos 17:11

Paulo e seus companheiros na pregação do evangelho, foram obrigados a fugir de Tessalônica em razão dos moradores desta cidade não refletirem antes de agir. Diferente dos moradores de Beréia que, primeiro ouviram o que Paulo tinha a dizer, estudaram com entusiasmo e interesse, mas fizeram questão de comparar o que era ensinado por ele com o que estava escrito nas Escrituras Sagradas.

A Palavra hoje nos chama a não sermos ingênuos, acreditando em qualquer mentira que nos contem. Mas sejamos prudentes, pensando, estudando e refletindo bem antes de cada passo que darmos. Especialmente quando nos contam ou ensinam algo.

Atitude assim nos ajudará a não cairmos no erro, a não sermos enganados, não fazermos “papel de bobo”, não sermos manipulados pelos maldosos.

E em termos espirituais vai nos ajudar a reconhecermos que existe o falso caminho, nos desviarmos dele e caminharmos sempre pelo bom caminho, isto é, as Escrituras Sagradas, lidas, refletidas e estudadas, que nos levarão à salvação pela fé em Cristo Jesus (2 Timóteo 3:14-15).

A ingenuidade, a credulidade pode custar um preço alto. Sermos vítimas de golpes como relatados no início do artigo e até mesmo passarmos a eternidade longe de Deus. Tudo porque fomos ingênuos, não buscandos a verdade e acreditando na mentira.

Busquemos, pois, sempre a verdade. E a verdade absoluta está em Jesus e na Sua Palavra (João 14:6 e 17:17)