fbpx
Deus é o nosso Vingador

Deus é o nosso Vingador

“Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, fez com que ela fosse fecunda, ao passo que Raquel era estéril.” – Gênesis 29:31

As relações humanas são muito complexas, e muitas vezes tomamos decisões que trazem muito sofrimento. Acostumado a prevalecer através do engano, Jacó agora se vê diante de um homem ainda mais astuto e sagaz do que ele: Labão. De enganador, passa a ser enganado.

Jacó, de maneira correta, trabalhou por sete anos para ter Raquel como esposa. No entanto, ao final desse período, de forma fraudulenta, recebe Lia.

No meio dessa bagunça familiar, lemos que Jacó, claro, amava Raquel e desprezava sua irmã. Nesse momento, Deus intervém e faz com que Lia, e não Raquel, seja fértil e dê filhos a Jacó – algo de grande importância naquela época. Dessa maneira, Deus distribui justiça na família de Jacó.

Na Bíblia, Deus é o vingador dos desprezados, dos fracos e dos oprimidos. Há vários exemplos disso, como no caso de Ana e Penina, esposas de Elcana. Deus viu Penina sendo abençoada com filhos, mas, quando ela utilizou essa bênção para humilhar Ana, Deus corrigiu a situação e fez de Ana a mãe de Samuel. Leia essa história no livro de 1 Samuel, capítulos 1 e 2.

Assim é o nosso Deus, irmãos! Como a própria Bíblia diz: *”Pai de órfãos e juiz das viúvas”* (Salmo 68:5), ou seja, Ele é o defensor dos desprotegidos, desamparados, injustiçados e desprezados. No Novo Testamento, Ele mesmo declara que a vingança pertence a Ele e que retribuirá a cada um (Romanos 12:19).

Dessa forma, quando somos injustiçados e explorados, não precisamos buscar vingança por conta própria, mas confiar no Senhor, pois, no momento certo, Ele trará justiça aos oprimidos e vingança aos opressores.

Essa foi a atitude do nosso Senhor Jesus Cristo:

“Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente.” – 1 Pedro 2:23

Que tenhamos o Senhor como nosso vingador.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo