GRATIDÃO NA FAMÍLIA

“Daí, levantando os olhos, Esaú viu as mulheres e os meninos e disse: – Quem são estes que estão com você? Jacó respondeu: – Os filhos com que Deus agraciou este seu servo” – Gênesis 33:5

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.” – Provérbios 31:10

A edição deste mês do boletim Amo Jesus trouxe como tema “Gratidão” e a mim ficou reservado o tema deste artigo, “Gratidão na família”.

Existe na Bíblia um modelo de família. Apesar de ela ser cada vez mais desvalorizada pelo mundo sem Deus, nós, que somos seguidores do Senhor Jesus, quando agimos em família do jeito que Deus ensinou sempre somos felizes e bem-sucedidos.

Como aconteceu com Maria e José em Lucas 1:26-27, tudo começa quando um homem e uma mulher, único casamento reconhecido por Deus, resolvem se unir pela vida inteira. Em determinado momento, na maioria dos casos, a “cegonha baterá à porta” e novos integrantes farão parte daquela família, os filhos que, como disse Jacó, “agraciam a vida dos servos de Deus” (Gênesis 33:5).

Em casa, na família projetada por Deus, o homem é o mantenedor do lar, o profeta e sacerdote que, como Jó, intercederá por seus membros e trabalhará para que seja saudável (Jó 1:5). Para que isso ocorra, contará com a preciosa ajuda de sua esposa, a auxiliadora idônea, isto é, capaz, à altura, para lado a lado lutarem por uma família equilibrada, que honre e glorifique a Deus.

Na família de Deus a mulher voluntariamente é submissa ao seu marido, isto é, ela se coloca como ajudadora da missão do marido de levar todos ao céu. Ao mesmo tempo, para o marido, a mulher é sua maior preciosidade, ele vai se esforçar para amar sua esposa da mesma maneira que Jesus ama sua igreja. É um desafio, afinal o amor de Jesus pela igreja é ilimitado. Ao mesmo tempo, os filhos vão aprendendo a respeitar seus pais, a honrá-los, a valorizá-los e contribuir para que a família siga unida no caminho de Deus. Os pais são os líderes do lar e essa liderança se manifesta de maneira cristalina quando os filhos veem a preocupação deles com seu bem-estar, o cuidado, o amor e a disciplina amorosa. Esta é a família cristã, que já estava no coração de Deus lá no jardim do Éden, e em Cristo é recriada a partir da igreja de seu Filho.

Você pode estar se perguntando: existe esta família? Minha resposta é reconhecer que por causa do pecado ela não existe de maneira perfeita. Porém, ela pode ir sendo formada e a GRATIDÃO é um favor importantíssimo. Acontece quando cada membro da família reconhece o esforço, por menor que seja, um do outro, para atingir a família ideal planejada por Deus. Isso acontece, por exemplo, quando a mulher reconhece cada conquista do marido, este reconhece as vitórias da mulher e ambos celebram os feitos, mesmo os pequenos, dos filhos, na caminhada rumo ao modelo que está no coração do Pai. É uma decisão. Ou vamos ressaltar o que ainda não temos ou aquilo que já conquistamos com a ajuda de Deus.

Quando penso na minha família, penso no grande presente que recebi há quase 12 anos. Silvia é a mulher, companheira, amiga, irmã em Cristo, pessoa que admiro profundamente por tantas qualidades, em especial pelo seu firme desejo de ser uma discípula fiel de Jesus. Ao mesmo tempo, louvo a Deus por Josué e Bárbara, que a cada dia entendem nossa missão de juntos, no último dia, chegarmos fiéis na volta de Jesus.

Sempre que tenho oportunidade, faço questão de reconhecer o esforço que nossa família tem feito para permanecer unida na missão maior, isto é, chegarmos fiéis ao céu e ainda podermos ser instrumentos de Deus para que outros vejam nosso exemplo e sigam o que existe de bom nele.

E você, meu irmão, minha irmã, tem reconhecido particularmente, e quando possível também publicamente, o esforço que seu marido, sua esposa, seus filhos, têm feitos para serem a família projetada por Deus? Talvez ainda falte muito (nós também temos muito a melhorar), mas celebre todos os dias o lar que Deus tem construído e com que lhe presenteou.

Gratidão na família é a maneira de tomarmos posse, a cada dia, da família que nosso Pai celestial deseja que sejamos.

Que a gratidão seja uma presença constante na minha e na sua família. Que Deus abençoe mais e mais a família que Ele está criando a partir de você, sua esposa e seus filhos.